• Cultura

Quissamã recebe 1º Seminário da Rede Global de Cidades Antirracistas com representantes de mais de 70 municípios nesta sexta (30)

Buscando promover a promoção de políticas públicas de igualdade racial para beneficiar as populações negra, indígena, quilombola, cigana e tradicional de matriz africana da região, Quissamã vai receber o 1º Seminário da Rede Global de Cidades Antirracistas, dentro da programação de aniversário de 34 anos da emancipação político-administrativa do município.
O evento, para credenciados, será realizado a partir das 8h, no Centro Cultural Sobradinho, nesta sexta-feira (30). Mais de 70 cidades já confirmaram presença.O seminário vai contar com visita guiada ao quilombo Machadinha, abertura oficial com debate sobre avanços e desafios, apresentação de jongo, entre outros. O foco central do Seminário será baseado no Índice de Monitoramento do Desenvolvimento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial (INDEPIR), medido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que faz o estudo de indicadores dos municípios pactuados para saber os avanços dentro da política de igualdade racial e combate ao racismo.

“É um seminário importantíssimo. Para promovermos políticas públicas de promoção igualdade racial e combate ao racismo, precisamos conhecer os povos tradicionais do território, considerando a população quilombola, negra, cigana, ribeirinha e tantos outros. Então a gente precisa do levantamento de dados, da parceria, compor comissões e grupos que possam fazer o levantamento, e com os dados, promovermos ações, movimentos, programas, projetos que vão de encontro o interesse dessa população”, disse o coordenador do Programa de Igualdade Racial do Município, Joílson Gomes, que também é presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Quissamã entrou para a história fazendo parte da Rede Global de Cidades Antirracistas, lançada em abril, em Denver, nos Estados Unidos. A rede global conta com a participação de mais de 20 de outros países e quase 30 municípios do Brasil.

Tendo como base de instalação o CRAS de Santa Catarina, a Secretaria de Assistência Social deu início em junho de 2022 às ações do Programa de Igualdade Racial, que segue as orientações do SINAPIR do Governo Federal. No ano, o município de Quissamã apresentou avanços significativos na área, com a aprovação do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, a criação da Central de Estudos, Pesquisa e Planejamento Étnico Racial, além de assinar o compromisso com a Rede de Cidades Antirracistas.