Quissamã realiza treinamento sobre acidente com material biológico e profilaxia pós exposição ao HIV

Durante a tarde desta terça-feira (07), foi realizado no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus – HMMMJ, um treinamento sobre acidente com material biológico e profilaxia pós exposição ao HIV. A capacitação foi uma parceria entre as enfermeiras do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Rosemeri Braga e Niara Ribeiro, responsável pelo CCIH – Comissão de Controle à Infecção Hospitalar. O público alvo foi a equipe do hospital.
O objetivo do treinamento foi ampliar o conhecimento dos profissionais sobre os protocolos e fluxos de trabalho, minimizando assim os riscos de contaminação pelo vírus do HIV, das Hepatites (B e C) e outras infecções não virais.
A PEP é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio.
Nos casos de violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento) e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico), a medicação poderá ser utilizada.
Segundo Rosemeri, o treinamento foi dinâmico e a apresentação de casos reais, serviu para que os participantes pudessem discutir na prática, facilitando o aprendizado da equipe. “Gostaria de agradecer a enfermeira Alessandra Ribeiro, coordenadora da maternidade do hospital, que foi uma das organizadoras do evento”, disse.