Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã realiza teste do olhinho em todas as crianças do município

Quissamã realiza teste do olhinho em todas as crianças do município

A Secretaria de Saúde, por meio dos Programas de Triagem Neonatal e Saúde da Criança e Adolescente, realiza o teste do olhinho no município. O exame já sai agendado da maternidade e é realizado no Centro de Saúde, toda quinta-feira a partir das 9h. Em Quissamã, nos primeiros quatro meses deste ano, foram realizados 124 testes.
A campanha defende a realização do teste em todos os bebês logo após o nascimento, a fim de detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira. O diagnóstico precoce possibilita o tratamento adequado. “Sou muito grata ao município poder nos proporcionar essa tranquilidade após o nascimento das nossas crianças”, afirmou Lorena Barcelos, mãe do pequeno Thierry Azeredo.
É um exame simples, rápido e indolor que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.
O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. É por meio dele que o pediatra consegue detectar qualquer obstrução no eixo visual do bebê, como por exemplo, o glaucoma congênito, a catarata, entre outros problemas, fazendo com que a identificação precoce possibilite o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão quando possível.
Segundo o Dr. Roberto Nascimento Lopes Filho, pediatra do Centro de Saúde que atende todas as quintas-feiras pela manhã, o teste do olhinho é fundamental. “O teste do reflexo vermelho, conhecido também como teste do olhinho, faz parte da triagem neonatal. Ele era feito nos primeiros dias de vida, mas como os bebês ficavam com preguiça de abrir os olhinhos, passamos a realizá-lo com 15 dias mais ou menos”, afirmou Roberto.
O teste consegue detectar algumas doenças e prevenir outras. O aparelho tem o formato de uma caneta, um pouco maior apenas e possui uma luz vermelha que é apontada para os olhos. “Quando o reflexo é completo, significa normalidade. Se há algum tipo de anormalidade, o bebê é encaminhado para o oftalmologista, pois elas poderão ser tratadas desde o início, tendo melhor resultado para a vida do bebê”, concluiu o pediatra.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.