Quissamã realiza testagem da Covid-19, na Penha, nesta sexta-feira (25)

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar a testagem da Covid-19, na Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza, no bairro da Penha, nesta sexta-feira (25), das 9h às 16h. Pessoas sintomáticas e assintomáticas que desejarem, entre 12 e 59 anos, portando CPF e CadSUS, poderão realizar o exame gratuitamente.
Segundo a subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira, a realização dos exames permite um mapeamento mais preciso da doença e é fundamental para enfrentar o vírus. “A testagem possibilita a identificação precoce de casos positivos, o que é imprescindível para evitar que a doença seja transmitida para mais pessoas”, afirmou.
Os testes avaliam a presença de dois tipos de anticorpos diferentes: IgG e IgM. Desta forma, quando o resultado é positivo apenas para IgM, significa que a pessoa está ou esteve recentemente infectada. Ao positivar o IgG, significa que o usuário já entrou em contato com o vírus no passado.
Nos casos em que os pacientes testarem positivo, eles serão encaminhados imediatamente para o Centro de Triagem Respiratória (CTR) e darão início ao tratamento. Vale relembrar que as medidas de distanciamento devem ser mantidas, assim como o uso da máscara e o álcool em gel.