Quissamã realiza simulado para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Os alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Quissamã começaram a fazer, nesta quarta-feira (11/08), o simulado para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb/2021). A Escola Municipal Professor Miguel Ângelo é uma das unidades que realiza os testes.
O Saeb é realizado a cada dois anos. Na última avaliação, em 2019, Quissamã alcançou o índice de 6.1, superando a meta de 5.5. O simulado é composto por 10 questões, sendo cinco de português e cinco de matemática. O processo inclui 984 estudantes da rede municipal.
A secretária de Educação explica que os alunos irão uma vez por semana para a aferição por simulados e prática de leitura.
“Esse simulado é a preparação dos estudantes para avaliação que ocorrerá mais para o final do ano e essa avaliação contribui para definir as ações pedagógicas que deverão ser implementadas para melhorar o ensino. Na última avaliação superamos a meta e queremos mais uma vez elevar o nível do ensino na nossa rede”, destacou Helena Lima que informou ainda que a Secretaria disponibiliza transporte e lanche para os alunos no dia do simulado.
Os gestores das unidades, que oferecem o 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, apresentaram aos pais e responsáveis a logística para realização do simulado. Para evitar aglomerações e seguir os protocolos de prevenção à Covid-19, os testes são agendados sendo aplicados sempre as quartas-feiras em horários e datas definidos juntos à direção.
A secretaria, através da Coordenação de Gestão Pedagógica (COGEP) está realizando um trabalho específico que incluem encontros pedagógicos para os professores orientadores e professores orientadores pedagógicos das escolas municipais.