Quissamã realiza reunião com os responsáveis pelo Projeto Primeira Infância, com apoio Petrobras

Após duas reuniões online por conta da pandemia, Quissamã recebeu, pela primeira vez, nesta terça-feira (22), no auditório da Prefeitura, os responsáveis pelo Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras;. O objetivo é colaborar no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) para crianças de zero a seis anos. O município é o segundo do país e o primeiro do Estado do Rio de Janeiro a integrar o PIC.
A Avante é uma OSC (Organizações da Sociedade Civil) que atua na garantia de direitos de crianças, jovens, mulheres, famílias, profissionais da educação, agentes comunitários e agentes públicos, participantes do Sistema de Garantia de Direitos. A palestra foi realizada por Christianne Duarte, coordenadora do polo Rio de Janeiro do PIC e Rafael Carvalho, formador dos municípios de Quissamã e Macaé, ambos da Avante, com o intuito de ouvir os profissionais que atuam no município.
“É fundamental estarmos reunidos aqui hoje, presencialmente, pois, finalmente conseguimos sair do virtual. As perguntas que estou fazendo para vocês, é para traçar um diagnóstico das crianças do município, baseado nas informações que me são passadas pelos profissionais da educação, saúde e assistência, além das que já buscamos nos sites de transparência. O grande objetivo desse projeto é a elaboração do plano municipal da primeira infância, podendo inclusive escutá-las”, afirmou Rafael.
O secretário de Gabinete, Luciano Lourenço, falou sobre a parceria da Prefeitura de Quissamã, Petrobras e Avante. “Estarmos entre os 15 municípios brasileiros escolhidos, é uma grande honra para todos nós quissamaenses. A nossa principal finalidade é consolidar ações ainda mais efetivas, para a proteção da infância e dar cada vez mais visibilidade ao nosso município”, disse Luciano.
Participaram do evento, a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães; a subsecretaria da pasta, Valquíria Batista; o secretário de Gabinete, Luciano Lourenço; o subsecretário de Governo, Paulo David; as coordenadoras dos Programas Saúde na Escola, Ações Programáticas, Estratégia da Saúde da Família; a coordenadora da pediatria do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus; a Orientadora Social do Projeto Agente Mirim, supervisora da Criança Feliz, conselheiros tutelares, entre outros.