Quissamã realiza recadastramento dos 235 universitários do Programa de Bolsa de Estudos

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou neste sábado (10), no auditório da Prefeitura, o recadastramento da Bolsa Universitária e eleição para escolha de um representante dos bolsistas na Comissão de Avaliação do Programa de Bolsas de Estudos.

A prefeita Fátima Pacheco esteve no encontro e promoveu um bate-papo com os universitários. Também participaram a secretária de Educação, Helena Lima; o subsecretário Robisson Serra; o coordenador do Departamento de Bolsas, Germano Machado; além do vereador Aílson Barreto.

Quando assumiu a Prefeitura, em 2017, a atual administração encontrou uma dívida de R$5 milhões em bolsas de estudo com as universidades, com benefícios interrompidos e alunos com matrículas trancadas. Atualmente, cerca de 235 alunos que cursam ensino superior recebem um investimento direto de quase R$3 milhões. São bolsistas de odontologia, medicina, engenharia, serviço social, educação física, entre outros.

Segundo a prefeita Fátima Pacheco, poucas cidades no país oferecem a oportunidade, como Quissamã. “Seguiremos assim, com esse investimento super importante na educação, com nossos universitários sendo o presente e futuro de Quissamã. Quando oferecemos essa bolsa e formamos pessoas, elas têm mais chances de inserção no mercado de trabalho. Em Quissamã estamos em uma velocidade de crescimento muito grande, oferecendo o que poucas cidades do país oferecem, desde a creche até a faculdade, com bolsa e transporte”, destacou.

Raquel Barcelos, 21 anos, cursa medicina na Universidade de Vassouras. Filha de professora e motorista, vê a bolsa universitária como uma oportunidade de realizar o sonho de ser médica.

“Tenho orgulho em falar que Quissamã tem educação de qualidade, aqui temos oportunidade de realizar nosso sonho. Com minha mãe professora e meu pai motorista, nunca eu teria oportunidade de cursar medicina. Tenho orgulho da minha escolha e espero poder retribuir futuramente para o município”, disse.

Na chegada, os alunos confirmaram a participação na ata de presença e fizeram assinatura do recadastramento, com atualização da ficha cadastral. Em fevereiro, haverá atualização da grade curricular. Na votação, a estudante Nathália Mafra foi eleita para ser a representante dos bolsistas na Comissão de Avaliação do Programa de Bolsas de Estudos.

Transporte universitário – Atualmente, a Prefeitura investe no transporte universitário. Os ônibus atendem cerca de 700 estudantes do ensino superior e ensino técnico profissional e circulam para Campos e Macaé.

“Importante ressaltar que a educação em Quissamã oferece o que o universitário precisa: transporte, bolsa de estudos e estágio. Para o próximo ano, vamos ampliar o número de vagas do transporte e disponibilizar mais turnos à tarde e à noite”, disse a secretaria de Educação, Helena Lima.