Quissamã deu um importante passo na saúde de seus moradores neste sábado (22), ao realizar o primeiro mutirão de cirurgia de catarata de 2025, no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus. Durante a ação, 30 pacientes passaram pelo procedimento cirúrgico e outros seis realizaram a aplicação de injeção intravítrea. A iniciativa, que contou com a presença do prefeito Marcelo Batista e da vice-prefeita Sabrine Pereira, tem como objetivo garantir atendimento especializado sem a necessidade de deslocamento para outras cidades. Todos os pacientes receberam os óculos adequados para o pós-operatório.
Entre os atendidos estava dona Ismênia da Paz Paula Silva, de 91 anos, que operou o olho direito. Ela foi acompanhada pelo filho, Ronaldo de Souza e Silva, que falou sobre a comodidade de realizar o procedimento em Quissamã.
“É uma grande satisfação poder acompanhar minha mãe sem precisar viajar para longe. Ela adora assistir TV e fazer bordado e, com a cirurgia, tenho certeza de que sua qualidade de vida vai melhorar muito”, afirmou Ronaldo, demonstrando confiança no procedimento e na recuperação.
O prefeito Marcelo Batista destacou a importância do mutirão para a população:
“Hoje estamos proporcionando um atendimento de saúde de qualidade e mais acessível aos moradores de Quissamã. A realização dessas cirurgias em nossa cidade traz mais conforto e qualidade de vida para os pacientes, evitando que eles precisem viajar para Niterói ou Rio para tratar da catarata”, afirmou.
A vice-prefeita e secretária de Saúde Sabrine Pereira reforçou a comodidade oferecida aos pacientes, que agora podem realizar a cirurgia e também o acompanhamento pós-operatório no próprio município:
“Até 2023, nossos moradores precisavam se deslocar para Niterói ou Rio de Janeiro para realizar a cirurgia e ainda retornar para essas cidades para a revisão. Trouxemos todo esse atendimento para o município, o que é uma grande conquista para a saúde da nossa população”, disse Sabrine, acrescentando que a revisão da cirurgia acontece ainda neste sábado, no Centro de Especialidades.
Desde que o serviço foi implantado em Quissamã, em outubro de 2023, mais de 300 pacientes foram beneficiados com cirurgias de catarata, pterígio e aplicação de injeção intravítrea.