• Sem categoria

Quissamã realiza palestra de retorno às aulas para gestores e professores da rede municipal

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria municipal de Educação, realizou um evento de acolhimento com professores e gestores da rede pública nesta segunda-feira (1), no anfiteatro da Prefeitura, com uma palestra motivacional com o Professor César Nunes que marca o início do 2º semestre do ano letivo. O encontro foi dividido entre o turno da manhã e da tarde. Participaram do evento, a secretária de Educação, Helena Lima; o subsecretário de Educação, Robinson Serra; e o vereador Aílson Barreto.
O Professor César Nunes é licenciado em Filosofia, História e Pedagogia, e um dos mais destacados palestrantes e conferencista em Educação no Brasil. A palestra abordou a temática “Educação, escola e aprendizagem: novos sujeitos, novas docências, recomeçar para transformar”. O Professor cita de pautas em defesa da educação, do incentivo à pedagogia humanizadora, do protagonismo dos professores. Trata o papel da escola em ser lugar de acolhimento de todas as crianças, de práticas humanizadoras. Destaca o acolher, ensinar e ajudar das escolas.
“Não é fácil falar de educação para professor. Professor conhece demais de educação. Me sinto muito feliz em poder participar desse retorno do semestre junto de todas e todos vocês. Ao ouvir a secretária, entrei nesse espírito de acolhimento e preparação para este semestre desafiador. Semestre exigente e ao mesmo tempo solicita de nós esclarecimentos, prudência e cumprimento do nosso dever cívico e social como professores. Muito obrigado por confiarem no meu trabalho. Parabéns Quissamã e parabéns pelo investimento na Educação”, comentou o Professor.
Em uma nova realidade no contexto escolar e social, a temática “Ressignificar: buscando um novo sentido para Educação” foi escolhida para nortear a prática educacional no ano de 2022. Após um contexto de pandemia a organização do planejamento escolar se torna ainda mais relevante. O município busca cumprir as metas da Agenda 2030, da ONU, que abrange diversos campos de políticas públicas com objetivos a projetar para ter uma educação de qualidade. Entre as metas, garantir que todos os jovens estejam alfabetizados.
“A rede municipal tem professores que fazem um trabalho essencial com os alunos. Agora, mais do que nunca, como os professores são importantes para a Secretaria, pais e alunos para fazer todo um trabalho de recuperação da aprendizagem nesse hiato que ficou no período de pandemia. Desejo um ótimo retorno, espero que tenham recuperado as energias nesses 15 dias de recesso que são tão especiais e que voltem com essa energia boa para as nossas unidades escolares. Não tenho dúvida que no final do ano teremos um excelente resultado”, disse a Secretária de Educação, Helena Lima.