A Secretaria Municipal de Saúde de Quissamã realiza, na quinta-feira, 24 de julho, um mutirão de avaliação nutricional, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Centro de Especialidades. O objetivo é identificar e encaminhar usuários ao novo Ambulatório de Tratamento da Obesidade, que começará a funcionar em agosto. A iniciativa representa mais um passo do município na promoção da saúde e no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade.
Voltado para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 35, o ambulatório terá como foco o acompanhamento contínuo e a promoção de um estilo de vida mais saudável. Também serão atendidos pacientes que já realizaram cirurgia bariátrica ou que estão na fila de espera pelo procedimento.
A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Sabrina Pereira, destacou que a criação do ambulatório é uma conquista coletiva do município. “Estamos estruturando uma política pública de cuidado com quem convive com a obesidade. O mutirão será a porta de entrada para um atendimento qualificado e humanizado, com profissionais especializados e foco no acolhimento integral”, afirmou.
A coordenadora de Vigilância Alimentar e Nutricional e Aleitamento, Alba Abreu, fez um chamado direto à população. “Convidamos todos que se enquadram no perfil, com IMC acima de 35, a participarem do mutirão. É uma oportunidade de iniciar um acompanhamento completo, com o suporte de uma equipe preparada para promover saúde e qualidade de vida”, ressaltou.
O atendimento será conduzido por uma equipe multidisciplinar composta por nutricionistas, psicólogos, educador físico e endocrinologistas. A triagem será feita a partir de encaminhamentos dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de especialistas como endocrinologistas, cardiologistas, pneumologistas, ortopedistas, fisioterapeutas, entre outros.
Também poderão ser encaminhados:
- Pacientes pós-cirurgia bariátrica;
- Pacientes na fila da cirurgia bariátrica;
- Escolares atendidos pelo Programa Saúde na Escola (PSE).
A equipe inicial do ambulatório contará com duas nutricionistas especializadas em obesidade, psicólogos para atendimentos individuais e em grupo (EMULT), educador físico e dois endocrinologistas.





