Quissamã realiza frenectomia, cirurgia bucal em recém-nato

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Coordenação de Odontologia da Secretaria de Saúde, realiza no município, a frenectomia lingual em recém-nascidos de até seis meses, para prevenir complicações futuras como: distúrbios fonéticos, diastemas e problemas periodontais. Essa questão, que pode ser chamada de anomalia, também recebe o nome de anquiloglossia, ou a famosa língua presa. No último quadrimestre, foram realizados 18 procedimentos.
Frenotomia é um processo cirúrgico feito para corrigir o freio ou frênulo da língua ou lábio da criança quando há encurtamento deste. O que dificulta a movimentação da língua, podendo causar dificuldades na amamentação, alimentação, movimentação da boca, fala entre outros aspectos. A frenotomia corta essa membrana que fica abaixo da língua, permitindo que ela se movimente sem problemas.
“O serviço de Odontologia em Quissamã, nunca esteve à margem das políticas públicas de saúde do município, tanto é, que no último quadrimestre, alcançamos 100% de cobertura de Saúde Bucal e nós sempre vamos além. Os serviços que podem ser prestados em um consultório odontológico vão desde atendimentos simples, de rotina, até trabalhos especializados e cirúrgicos, tanto no Centro de Saúde, quanto do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus”, declarou a subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira.
“Ter o freio na língua significa que o bebê terá dificuldades para se alimentar e, durante a amamentação, ele pode, em vez de sugar o mamilo da mãe, mordê-lo, causando muita dor desnecessária para a mãe. Esta técnica existe justamente para sanar esse tipo de problema, pois sem a frenotomia, este bebê se tornará um adulto com problemas de fala, e até mesmo de higiene bucal”, declarou o coordenador de Odontologia, Mateus Lima.
A odontopediatra Gianna Pinto Lucas Dias falou sobre os tipos de língua presa que o bebê pode apresentar são anteriores e posteriores. Isto é, anterior é quando o frênulo se encontra na ponta ou base da língua, que é o mais comum de se ver e o que é mais facilmente detectado pelo teste da linguinha.
Os atendimentos são agendados na Coordenação de Saúde, situado no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial. Os tipos de língua presa que o bebê pode apresentar são anteriores e posteriores. Isto é, anterior é quando o frênulo se encontra na ponta ou base da língua, que é o mais comum de se ver e o que é mais facilmente detectado pelo teste da linguinha.
Leciane Rodrigues Gonçalves, mãe do pequeno Luiz Fernando Rodrigues Silva, de seis meses, seguiu as orientações preconizadas e nesta segunda-feira (30), acompanhou seu filho caçula no procedimento. Segundo a mãe, é algo simples, mas o coração fica na boca ao ver o bebe chorar. “Sei que é para o bem dele, então mamães, não deixem de fazer o teste da linguinha assim que saírem da maternidade”, afirmou.