Quissamã realiza formatura geral de alunos do Proerd

Cerca de 200 alunos do 5º ano de escolas da rede municipal de ensino receberam certificado de formação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nesta quarta-feira (29), em cerimônia realizada no Auditório da Prefeitura. Atividade é fruto da parceria entre a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação, com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Os formandos são alunos das escolas Ignácio Hugo de Souza; Miguel Ângelo da Silva Santos; Maria de Lourdes de Castro Ribeiro; Nelita Barcelos dos Santos; Tânia Regina de Paula. Receberam medalha, certificado de conclusão do curso, fizeram o juramento do Proerd, além de coreografarem a tradicional música do Programa.
“Fico extremamente feliz de estar com os pais e profissionais realizando este trabalho para além das disciplinas de sala de aula. Tudo o que fazemos enquanto Secretaria de Educação é para oferecer o melhor ensino e melhor qualidade de vida aos estudantes, que são eles que vão transformar o mundo. Parabenizo à todos, em especial o Sargento Amaral, por este trabalho tão transformador que tem realizado na vida das nossas crianças”, comentou a Secretária de Educação, Helena Lima.
A formatura foi feita em dois momentos. Na parte da manhã, somente turmas da manhã. À tarde, alunos do período. A atividade da tarde foi adaptada e levou em conta à limitação do aluno da escola Miguel Ângelo, Lucas Rafael, deficiente visual. Foi praticada uma melhor transcrição dos conteúdos.
Os alunos participam uma vez por semana da aulas, durante um semestre. Como encerramento do trabalho desenvolvido, o instrutor, Sargento Peter Amaral, propõe a elaboração de uma redação e realiza uma avaliação para selecionar os destaques. As melhores recebem prêmio no dia da formatura geral. Nesta quarta, as melhores redações levaram uma bicicleta para a casa. Outros alunos que também receberam destaque foram mencionados e receberam um kit-lembrança.
“Sábado eu estava em um momento em família na escola e eu comentava a importância da família estarem junto aos filhos, não somente dentro de casa. Nesta etapa da vida que os jovens mais precisam de você, a presença da família é fundamental nesta caminhada. Parabéns aos alunos. Que propaguem todas as lições e aprendizado deste curso que aconteceu neste semestre”, destacou a Coordenadora de Gestão Pedagógica, Joelma Passos.
Presentes à mesa, estiveram a Secretária de Educação, Helena Lima; Subsecretário de Educação, Robson Serra; Coordenadora de Gestão Pedagógica, Joelma Passos; Instrutor do Proerd em Quissamã, Sargento Peter Amaral; Instrutor do Proerd em Macaé e Conceição de Macabu, Subtenente Jota Francisco; Instrutora do Proerd de Rio das Ostras, Cabo Cristiane Mello. .
Presença também de diretores de escolas, profissionais de gestão pedagógica da Secretaria de Educação, além de autoridades da Polícia Militar do Rio de Janeiro (Pmerj) e Guarda Civil Municipal (GCM).
Com apoio da Secretaria de Educação, o Proerd está presente em Quissamã desde 2009 e desenvolve a prevenção ao uso de drogas entre crianças e pré-adolescentes. Tem como base o princípio da integração social, com muita participação dos alunos. No programa também são reforçados a importância da boa convivência dos pais com os filhos. O Instrutor do Proerj em Quissamã, Sargento Peter Amaral, comentou a grande participação dos pais em todo processo de aprendizagem, desde o início das aulas, até o momento da formatura.
“É de extrema importância o apoio dos professores e diretores na formação do Proerd. Em Quissamã, as escolas têm uma equipe de excelência. Para os pais, oriento que vá até a escola, converse, relate o que ouviu em casa e tenho certeza que as escolas daqui estão preparadas para recebê-los e ajudar no que for preciso. Vamos transformar os nossos jovens em adultos fortes, com raízes, princípios e valores fortes Peter”, disse o Instrutor do Proerj em Quissamã, Sargento Peter Amaral.
Destaque aos alunos – Laura Bernardo Braga – segundo lugar – Hugo Alves de Souza- segundo colocado – Maria Eduarda Leite – segundo lugar – Esther de Jesus Santos Paula – kit lembrança da escola – segunda melhor redação – Karen das Dores Aguiar – segundo lugar – Victor Hugo Machado – Sthefany Santos da Cruz Machado – Betina Gusmão dos Santos – Cauã Menezes Ribeiro.
Donos das melhores redações e ganhadores da bicicleta – Camille Victoria Conceição Ribeiro; Aislane Santos; Eishila Tavares Ventapani; Maria Victoria de Oliveira Santos; Maria Júlia Rangel Carvalho.