Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã realiza exame na praça central na busca de novos casos de tuberculose

Quissamã intensificou seus esforços na busca ativa de novos casos de tuberculose. Nesta sexta-feira (22), o Programa de Hanseníase e Tuberculose, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma ação na Praça Mário Moreira, com o intuito de conscientizar a população sobre a doença e detectar novos casos, visando a expandir o acesso ao tratamento.

Segundo a coordenadora de Ações Programáticas, Amanda Monteiro, a ação foi marcada pelo encerramento da campanha de março, de combate à tuberculose. “Hoje estamos encerrando a sensibilização sobre a semana de campanha. Estamos realizando o exame de escarro nas pessoas que estão com tosse por três semanas ou mais. Também estamos tirando dúvidas, orientando sobre os sintomas, para ir até às Unidades de Saúde para busca do exame e tratamento”, comentou.

A busca ativa é realizada através da investigação dos principais sintomas da tuberculose e da averiguação de possíveis contatos com indivíduos que já apresentaram a doença. Segundo informações da Secretaria de Saúde, em 2023, foram registrados dez novos casos de tuberculose em Quissamã.

“Os pacientes diagnosticados com tuberculose são supervisionados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para que não interrompam o ciclo terapêutico. Precisamos que os pacientes continuem com a adesão 100% do tratamento, que é seis meses. Quissamã conta com tratamento, através da medicação, totalmente gratuito”, informa a Coordenadora do Programa, Ruth Méia Nunes.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.