Quissamã realiza estudo para implementação do Programa de Coleta Seletiva

Quissamã deu início ao planejamento do Programa de Coleta Seletiva. Nesta segunda-feira (27), a prefeita Fátima Pacheco se reuniu com técnicos da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, além de representantes da concessionária responsável pela limpeza pública local. O objetivo foi alinhar as ações municipais, com as estratégias que serão adotadas na fase inicial do Programa de Coleta Seletiva do Estado do Rio de Janeiro.
– Quissamã está em sincronia com as diretrizes que tratam das responsabilidades com o meio ambiente. O avanço do Município no ranking estadual do ICMS Ecológico comprova os direcionamentos no setor – avaliou a prefeita. Em 2021, Quissamã alcançou a 13ª posição entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, tendo um aumento da ordem de R$ 600 mil nos repasses de ICMS Verde, pelo Estado, no próximo ano.
Também participaram da reunião, o secretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Junio Selem, a secretária de Esporte e Lazer, Isis das Chagas, a secretária de Educação, Helena Lima, e o subsecretário de Governo, Paulo Davi Nogueira.
Assessor de Meio Ambiente da secretaria de Meio Ambiente e Pesca, Ney Aleixo, destacou algumas das iniciativas que contribuíram para que Quissamã melhorasse o índice de participação no ICMS, lembrando a coleta de óleo vegetal usado e de pneus inservíveis.
– Iniciamos os estudos para que o Município torne possível a execução do Programa de Coleta Seletiva, que vai organizar e ampliar os serviços de direcionamento dos materiais a serem reciclados, explicou Ney Aleixo.