Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Quissamã realiza desobstrução de vegetação na foz do canal Campos/Macaé

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Agricultura Meio Ambiente e Pesca, está realizando o serviço de limpeza de vegetação aquática de superfície na foz do canal Campos /Macaé, na Lagoa Feia, nas proximidades da Fazenda Machadinha, para facilitar a drenagem das áreas alagadas pelas chuvas nas propriedades rurais cortadas pelo canal, dentro do município.
Uma máquina escavadeira hidráulica de longo alcance está sendo utilizada, e aproximadamente 30 propriedades serão beneficiadas pela ação, em diversas localidades, entre elas, Sítio Santa Luzia, Bacurau e Machadinha.
– A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca está em constante atuação junto aos agricultores de Quissamã para oferecer o suporte necessário, e a execução de serviços destinados à garantia da produção – avaliou o vice-prefeito e secretário da pasta, Marcelo Batista.
Com 109 km de extensão, o canal Campos/Macaé é o segundo canal artificial mais longo do mundo, perdendo apenas para o Canal de Suez. Considerado uma das maiores obras de engenharia do século XIX, conecta os rios Paraíba do Sul e Macaé.
Com o objetivo de facilitar o escoamento da produção açucareira, o canal começou a operar apenas em 1872 e entrou em desuso depois da construção da Estrada de Ferro Campos/Macaé. Atravessando as cidades de Campos dos Goytacazes, Quissamã, Carapebus e Macaé, o canal passa pelo Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e faz parte dos roteiros de ecoturismo do Programa Viver Quissamã.

Galeria de Fotos