Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã realiza capacitação para profissionais da Saúde que atuam com idosos

Quissamã realiza capacitação para profissionais da Saúde que atuam com idosos

A secretaria de Saúde, por meio do programa de Atenção à Saúde do Idoso de Quissamã, realizou nesta semana, capacitação para os profissionais das Unidades de Saúde da Família – USF de Santa Catarina e Machadinha, que trabalham diretamente com a terceira idade. Os temas abordados foram os primeiros sintomas do Alzheimer e como identificar mais facilmente, a violência contra os idosos.
Natália Borba, coordenadora do programa de Atenção à Saúde do Idoso de Quissamã e Rosa Maria Costa, assistente social, ministraram a capacitação para os agentes comunitários de saúde – ACS e para os técnicos de enfermagem das duas localidades. Tanto os primeiros sintomas do Alzheimer, quanto a violência contra os idosos são classificados como temas que causam sofrimento e forte impacto tanto na pessoa idosa, quanto na família.
Natália explica que a decisão quanto aos assuntos a serem abordados foram fruto de pesquisa e observação:
– O programa verificou a necessidade de abordar tais temas, a partir de pesquisas que indicam que a longo prazo, o número de pessoas com demência pode aumentar de modo significativo devido ao impacto neurológico da Covid-19. O Alzheimer apresenta a forma mais grave de demência e é a doença neurodegenerativa mais frequente na espécie humana.
A capacitação tem como objetivo principal, a identificação dos primeiros sintomas do Alzheimer, apoiar o diagnóstico da doença, especialmente nas fases iniciais, que são consideradas como próprias do envelhecimento.
Em relação à violência contra a pessoa idosa, estudos mostram que o número de notificações durante a pandemia cresceu vertiginosamente. Rosa Maria, da Assistência Social, destacou que a partir da parceria com a Saúde será possível capacitar a equipe para identificar as formas de violência contra a pessoa idosa e informações sobre como proceder nesses casos.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.