Quissamã realiza caminhada pelo fim da violência contra a mulher

A Prefeitura de Quissamã realizou, na manhã desta terça-feira (21), a caminhada “Quissamã Protege: Não à violência contra a Mulher”, em celebração ao Mês da Mulher. Sensibilizar a sociedade para acabar com todas as formas de violência contra a mulher foi o objetivo do evento. Frases e músicas que reforçam o poder feminino ecoaram pelas ruas do Centro até a Rodoviária de Caxias.

A caminhada envolveu servidores, secretários municipais, população e assistidos de programas sociais, como Jovens em Ação, Programa de Assistência ao Idoso (PAI) e Juventude Ativa, além dos vereadores Rildo Barcelos, Simone Flores, Ailson Barreto e Lopinho. Segundo a prefeita Fátima Pacheco, toda sociedade precisa estar inserida no combate à violência contra a mulher.

“Quissamã é uma cidade de gente de paz, trabalhadora, alegre e criativa, mas a violência doméstica também está aqui. Tivemos mais de 700 ocorrências de violência contra mulher no último ano. Enquanto Prefeitura, estamos trabalhando juntos para enfrentarmos essa doença social. É com política pública e conscientização da população que vamos avançando. Cabe a todos nós trabalharmos no combate, com as mulheres cada vez mais protegidas”, destacou a Prefeita Fátima Pacheco, ao lado do vice-prefeito Marcelo Batista e da subsecretária de Assistência Social, Valquiria Barcelos.

Somente em janeiro de 2023, foram realizados 80 atendimentos individualizados no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Elisabeth da Conceição Barcellos Araújo, 13 registros de ocorrências na 130ª DP (Quissamã) e 5 novas medidas protetivas. Já a Patrulha Maria da Penha atendeu a 38 ocorrências e 28 acompanhamentos de medidas em janeiro.

“Ao longo do mês estamos trabalhando a conscientização e garantia dos direitos das mulheres, em uma campanha que envolve toda a comunidade, falando da rede de prevenção e proteção para a população e comércio. É um movimento de toda população de Quissamã. Os dados de feminicídio no Brasil são altos. E em Quissamã, os dados de violência na cidade vem crescendo a cada dia. A gente precisa garantir direitos e só garantimos através da educação”, destacou a coordenadora do Ceam, Nágila Oliveira.

Campanha segue o final de março

A campanha “Quissamã Protege: Não à violência contra a Mulher”, que reforça as ações voltadas à proteção da mulher, acontece durante todo mês de março, novos Projetos de Lei, homenagem, ações voltadas para a saúde da mulher, palestras e rodas de conversa.

Desde 2017, Quissamã tem investido na rede de proteção à mulher. Neste período foram criados mecanismos para receber as vítimas, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), a Patrulha Maria da Penha, o Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem (Neah) e a Sala Girassol.