Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã realiza Audiência Pública para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância

Quissamã sediou nesta quinta-feira (21) uma Audiência Pública com objetivo de articular setores do poder público e da sociedade civil no processo de elaboração e revisão do Plano Municipal pela Primeira Infância. O encontro no auditório da Prefeitura promoveu a interação entre profissionais da gestão para auxiliar no cumprimento dos direitos das crianças durante seus primeiros anos de vida, entre zero e seis anos de idade.

Durante o encontro, foi apresentada a metodologia utilizada para elaboração do Plano Municipal, além das principais ações propostas em temas relacionados à saúde, educação, assistência social, o brincar, a proteção da criança, entre outros.

A elaboração do Plano é incentivada pelo Marco Legal da Primeira Infância, e visa assegurar o desenvolvimento integral e saudável das crianças. A Pedagoga Social, vinculada a Secretaria de Assistência Social, Roberta Linhares, ressalta que o Plano vem para somar às ações executadas em Quissamã.

“Atuo em um setor público que já se preocupa com a primeira infância. Quissamã vem elencando projetos cada vez mais abrangentes e atuantes para todas as idades. A cidade tem tudo para transformar esse projeto em algo maravilhoso, uma vez que já oferece os temas elencados pelo PMPI, todos eles, desde a saúde, direito à cultura, ao esporte. Sabemos que Quissamã recebe vários prêmios e indicações, e as políticas públicas são muito significativa aqui no município. O Plano veio para somar”, pontua.

O Projeto conta com articulação do Gabinete da Prefeita, Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte, entre outros setores da administração municipal. A Audiência foi realizada pela AVANTE – Educação e Mobilização Social, Petrobras e Prefeitura de Quissamã, no âmbito do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC).

Quissamã é 1º lugar no Estado e 8º no Brasil no Índice Município Amigo da Primeira Infância (IMAPI), na oferta de um ambiente oportuno para promoção do desenvolvimento da criança na Primeira Infância. A última pesquisa foi realizada em maio de 2023.

“Quissamã cuida da criança antes mesmo do seu nascimento, integrando diversos serviços públicos, com ações na Assistência Social, Saúde, Educação, Meio Ambiente, e outras secretarias. Isso beneficia toda família, o município, desde a gestação até o Programa de Assistência ao Idoso. É, de fato, é uma cidade que cuida de todos, e a elaboração e execução do Plano vem para somar com as ações que já são realizadas no município”, destacou a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães.

O evento contou com presença do vereador Aílson Barreto, do Secretário de Governo, Paulo David Nogueira, da Secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, do subsecretário de Educação, Róbisson Serra, da Secretária de Saúde, Milena Viana, da subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira, entre outras autoridades municipais.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.