Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã realiza atividades educativas sobre prevenção do AVC

Quissamã realiza atividades educativas sobre prevenção do AVC

Usuários das Unidades de Saúde da Família – USF do Mathias e de Alto Grande, participaram, na última quarta-feira (27), de atividades de prevenção pelo Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), celebrado em 29 de outubro. A médica Paola de Lucas Ribeiro Dias e a nutricionista Viviane Soares, que atuam na USF do Mathias, deram explicações aos usuários sobre o que é um AVC, assim como orientações de prevenção por meio da alimentação e estilo de vida saudáveis.
Decorrente da alteração do fluxo de sangue em direção ao cérebro, responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular cerebral.
Na unidade de Alto Grande, o médico Vinicius Vinicius Ribeiro dos Santos falou sobre a hipertensão arterial, sintomas e sinais de alerta, além de formas de prevenção.
Tanto o acidente vascular isquêmico e o hemorrágico, têm sintomas semelhantes – dor de cabeça muito forte, de início súbito, sobretudo se acompanhada de vômitos; fraqueza ou dormência na face, nos braços ou nas pernas, geralmente afetando um dos lados do corpo; paralisia (dificuldade ou incapacidade de se movimentar); perda súbita da fala ou dificuldade para se comunicar e compreender o que se diz; dentre outros.
Segundo os médicos, por ser uma emergência médica, se uma pessoa achar que está tendo um AVC, é preciso dirigir-se com urgência ao serviço de emergência do hospital mais próximo para um diagnóstico completo e tratamento. Hipertensão, diabetes, tabagismo, consumo frequente de álcool e drogas, estresse, colesterol elevado, doenças cardiovasculares, sobretudo as que produzem arritmias, sedentarismo e doenças do sangue, são apontados como os principais fatores de risco para a ocorrência de um acidente vascular cerebral.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.