Quissamã realiza atendimento itinerante em Beira de Lagoa e Morrinhos

Com o intuito de aproximar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, a Prefeitura de Quissamã, realizou nesta quarta (10) e quinta-feira (11), atendimento nas localidades de Beira de Lagoa e Morrinhos, respectivamente. O “Saúde vai até você” consiste em consultas nas comunidades, com o objetivo de facilitar o acompanhamento dos moradores e também conversar com a população a respeito dos aspectos da saúde pública, aplicada no Município.
A dinâmica dos atendimentos itinerantes consiste no deslocamento de equipes da Unidade de Saúde da Família – USF, formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário, para as localidades cujas pessoas têm dificuldade de comparecer à unidade mais próxima. Os pacientes que são agendados pelo agente comunitário passam pelo atendimento na própria comunidade. O enfermeiro e o técnico de enfermagem são os profissionais responsáveis pelos testes rápidos para as patologias de HIV, sífilis, hepatite B e C, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia.
– As regiões mais distantes também são vistas como prioridade pela gestão. Essa é uma ação pensada na necessidade de unir ainda mais a população com a secretaria de Saúde, para que possamos estar integrados o tempo todo com a comunidade. Os munícipes contam, ainda, com uma equipe qualificada, que realiza o atendimento de acordo com o protocolo de segurança preconizado pelo Ministério da Saúde”, explica o secretário de Saúde.
Imperalina Maria da Penha de Souza, de 52 anos, que reside em Beira da Lagoa há nove anos, disse que gostou muito da ação, pela facilidade de estar próximo à sua casa. Ela passou por consulta médica e fez os testes oferecidos pela equipe.