Quissamã realiza ação sobre o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho

A Secretaria de Saúde de Quissamã, em parceria com a Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Saúde do Homem, realizou na tarde desta terça-feira (27), uma ação sobre o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, para colaboradores da empresa União Norte, no Anfiteatro da Prefeitura.
Mayara da Paixão, coordenadora da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, falou sobre os acidentes que ocorrem no ambiente de trabalho. “Para ser mais exata, os acidentes de trabalho podem acontecer durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local onde se exerce o ofício, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade laboral e, em último caso, a morte”, conta Mayara.
“Vale ressaltar que as doenças ocupacionais podem ser enquadradas nessa categoria. Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção, por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos e a implantação do plano de prevenção de riscos ambientais”, finalizou Mayara.
Aproveitando que em julho também é comemorado o Dia Nacional do Homem, Sara Santos, coordenadora de Ações Programáticas, falou para os funcionários da União Norte sobre alimentação saudável e do programa de tabagismo. A data celebrada no dia 15, tem o propósito de chamar a atenção da sociedade para problemas e circunstâncias que possam atingir, em especial, o sexo masculino.
“É fundamental reduzir o consumo diário de sal e a ingestão de alimentos como bacon, queijos, presunto, picles, azeitona, etc. Além disso, é bom ler os rótulos dos alimentos para identificar a quantidade de sódio, fundamental ingerir produtos da terra, plantados no quintal quando possível, optar por temperos naturais, evitar açúcar, para tornar sua alimentação mais saudável”, afirmou Sara.
Camille Ramos, coordenadora do Programa Hiperdia, deu dicas sobre como evitar a hipertensão. A assistente social Isabel Alves aproveitou que nesta quarta-feira (28) se comemora o Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais, para explanar sobre elas e o enfermeiro Antônio Carlos da Silva falou sobre o câncer de proposta e os pré-conceitos sobre esse exame. “O homem se sente o provedor da casa e tem medo de adoecer. Atualmente, estão usando a pandemia para postergar a ida ao médico, mas quanto antes a doença for diagnosticada, maior a probabilidade de cura”, finalizou Antônio.