Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã realiza ação do Dia Mundial do Teste do Pezinho

Quissamã realiza ação do Dia Mundial do Teste do Pezinho

Em função do Dia Mundial do Teste do Pezinho, comemorado dia 6 de junho, a Coordenação de Ações Programáticas, em parceria com a coordenadora do programa da criança e do adolescente, Flávia Batista, realizou na manhã desta terça-feira (08), no Centro de Saúde, com as gestantes de alto risco, evento denominado como “sala de espera”, que tem como objetivo, falar sobre a importância do teste, nos primeiros dias de vida dos recém-nascidos. A atividade seguiu todos os protocolos de saúde contra a Covid-19.
O teste é o exame feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê, que permite diagnosticar seis tipos de doenças. Todo recém-nascido deve ser submetido a ele. O objetivo é identificar precocemente, doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas, para que elas possam ser tratadas em tempo oportuno, evitando possíveis sequelas.
A época ideal para realização do Teste do Pezinho é entre o 3º e 5º dia de vida do recém-nascido. “A triagem neonatal é um processo complexo, pois não se restringe à realização dos testes para diferentes doenças, mas também na busca ativa das crianças com resultados positivos, a confirmação diagnóstica da doença, o início do tratamento no menor tempo possível e o acompanhamento por uma equipe multiprofissional”, afirmou a coordenadora de Ações Programáticas, Sara Santos Pessanha Barcelos.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.