Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Quissamã realiza ação do Dia Mundial do Teste do Pezinho

Em função do Dia Mundial do Teste do Pezinho, comemorado dia 6 de junho, a Coordenação de Ações Programáticas, em parceria com a coordenadora do programa da criança e do adolescente, Flávia Batista, realizou na manhã desta terça-feira (08), no Centro de Saúde, com as gestantes de alto risco, evento denominado como “sala de espera”, que tem como objetivo, falar sobre a importância do teste, nos primeiros dias de vida dos recém-nascidos. A atividade seguiu todos os protocolos de saúde contra a Covid-19.
O teste é o exame feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê, que permite diagnosticar seis tipos de doenças. Todo recém-nascido deve ser submetido a ele. O objetivo é identificar precocemente, doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas, para que elas possam ser tratadas em tempo oportuno, evitando possíveis sequelas.
A época ideal para realização do Teste do Pezinho é entre o 3º e 5º dia de vida do recém-nascido. “A triagem neonatal é um processo complexo, pois não se restringe à realização dos testes para diferentes doenças, mas também na busca ativa das crianças com resultados positivos, a confirmação diagnóstica da doença, o início do tratamento no menor tempo possível e o acompanhamento por uma equipe multiprofissional”, afirmou a coordenadora de Ações Programáticas, Sara Santos Pessanha Barcelos.

Galeria de Fotos