Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã realiza ação do Dia Mundial de Combate ao Câncer nesta sexta-feira (4)

Quissamã realiza ação do Dia Mundial de Combate ao Câncer nesta sexta-feira (4)

O objetivo do Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado nesta sexta-feira (4), é fazer com que toda a sociedade discuta o assunto, com a principal missão de ajudar a controlar a doença que mata milhões de pessoas ao redor do mundo. Visando o esclarecimento, a Secretaria municipal de Saúde de Quissamã trabalha para que o maior número de pessoas tenha informações sobre a doença, ajudando principalmente na sua prevenção. Nesta manhã, uma equipe abordou as pessoas para esclarecer dúvidas, na Praça Mário Moreira da Silva.
O tema da campanha 2022 – 2024 do Dia Mundial de Combate ao Câncer, é: “Por cuidados mais justos. A proposta é lutar para reduzir a iniquidade no tratamento da doença em todo mundo”, que tem como objetivo incentivar as pessoas a unirem esforços na conscientização da doença, para que cada vez mais indivíduos sintam a necessidade de obter diagnóstico precoce e, assim, aumentar as probabilidades de vida diante essa doença.
A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia. As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos – como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui – até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.
“O principal objetivo do Dia Mundial de Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença”, disse a coordenadora do programa de Ações Programáticas, Sara Santos. O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, além de dar força aos pacientes que lutam contra esta doença.
As nutricionistas da rede, Sara Santos, Natália Borba e Camile Ramos, explicaram que uma das principais causas do câncer está relacionada aos hábitos alimentares. Por isso, manter uma alimentação saudável, rica em alimentos naturais como frutas, verduras e legumes é essencial para prevenir esta doença.
A coordenadora do PIC – Programa de Práticas Integrativas e Complementares falou sobre as propriedades das plantas medicinais na prevenção do câncer. Teve distribuição de chá de limão com gengibre e chá-verde que é antioxidante. Mateus Lima, coordenador do Programa de Saúde Bucal, falou sobre o câncer de boca e deu dicas importantes sobre a prevenção. Vale ressaltar que neste sábado (05) as 9h, haverá uma palestra sobre o tema na Igreja Universal do Reino de Deus.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.