Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã realiza a primeira oficina da memória para os idosos do município

Quissamã realiza a primeira oficina da memória para os idosos do município

Com o objetivo de promover mudanças no estilo de vida e prevenir a piora da memória e outras consequências ocasionadas por doenças degenerativas em idosos, a secretaria de Saúde, por meio do programa de Atenção à Saúde do Idoso de Quissamã, realizou na manhã desta quinta-feira (31), na Igreja Assembleia de Deus em Beira de Lagoa, a primeira oficina de memória para os usuários da terceira idade.
Nesta primeira oficina, aproximadamente 15 idosos participaram ativamente das tarefas, que mais pareciam brincadeiras. Na prática, as propostas são voltadas para a estimulação das capacidades cognitivas, novos aprendizados e socialização dos idosos como importante meio de manutenção tanto da autoestima, quanto para conhecer novas pessoas.
São oferecidas atividades lúdicas envolvendo jogos, exercícios de atenção, exercícios com palavras, construções, música, caminhada e tarefas que permitam reflexão, decisão e satisfação, visando melhorar a qualidade de vida. A Agente Comunitária de Saúde – ACS da Unidade de Saúde da Família – USF de Machadinha, Patrícia Figueiredo Machado Leotério, ministrou a oficina junto com a coordenadora do programa de Atenção à Saúde do Idoso, Natália Borba.
Natália falou que as oficinas têm como objetivo, treinar a memória dos participantes, pois da mesma maneira que o corpo precisa se exercitar para manter a força, a memória também precisa de exercícios. “É fundamental que a nossa mente esteja ativa para permanecer saudável e para isso, trabalhamos com conhecimento, cognição, ludicidade, mobilidade, equilíbrio, atenção e coordenação motora”.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.