Quissamã quer ampliar parceria com Parque Nacional de Jurubatiba

Investir no turismo ecológico não apenas como opção para a geração de emprego e renda, mas também valorizando a sua importância na educação ambiental. Esse é um dos objetivos dos novos gestores de Quissamã. A prefeita Fátima Pacheco recebeu nesta segunda-feira (9), em seu gabinete, o chefe do Parque Nacional (Parna) da Restinga de Jurubatiba, Marcelo Pessanha, com a finalidade de ampliar a parceria entre as partes.
O Parque é uma unidade de conservação federal, criada em 1988, que tem como objetivo conservar e preservar, para fins científicos, educacionais, paisagísticos e recreativos, o seu belo, rico e ameaçado patrimônio natural. A unidade engloba áreas dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã, representando o trecho de restinga melhor conservado do litoral fluminense, com 44 km de costa e 18 lagoas.
Marcelo ressaltou que um dos desafios atuais é controlar o acesso ao Parna. “É importante manter contato direto com autoridades, com a população, apostar na orientação. Nos últimos quatro anos, por exemplo, Quissamã não existiu para o Parque. A Prefeitura não dialogou, as coisas não evoluíram”, completou.
A prefeita destacou que as regras ambientais precisam ser respeitadas e disse não ver conflito com a atividade turística. “O Parque de Jurubatiba é uma de nossas maiores riquezas e pode impulsionar o desenvolvimento da região. Com responsabilidade e planejamento, todos serão beneficiados”, frisou. Pesquisadores e visitantes têm à disposição delicados ecossistemas, associados ao Bioma Mata Atlântica, onde sobrevivem diversas espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção.
Participaram também do encontro os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso; de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Aílton Rodrigues; o subchefe de Gabinete, Francisco Siqueira; o coordenador especial de Segurança Pública, Janderson Barreto; o GM Cabral, da Guarda Ambiental; Luiz Carlos Fonseca, responsável pelo setor de Turismo da secretaria municipal de Desenvolvimento; e Gustavo Albuquerque, representando a secretaria municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo.