Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã promove roda de conversa para prevenção ao câncer de próstata

Cuidar da saúde também é coisa de homem. Através da temática, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem trabalhado uma série de ações dentro da programação da campana Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata. Nesta segunda-feira (27), servidores participaram de uma roda de conversa com profissionais de diferentes áreas da saúde.

O bate-papo foi conduzido pelo coordenador de Saúde do Homem, Antônio Carlos Silva. Participaram também o cardiologista Bruno Monteiro, o Educador Físico Gustavo Moreira, a psicóloga Fabiana Marins e a fisioterapeuta Alessandra Chagas.

O objetivo foi promover uma mudança de pensamento em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos. As diferentes especialidades atuam em conjunto na prevenção, com atividades físicas, exames de rotina, autoexame, entre outros. O psicólogo, através da terapia, é essencial para o tratamento e oferece apoio emocional.

“As pesquisas mostram que a população masculina vive sete anos a menos que as mulheres, devido a menor importância que eles dão à saúde e à ida ao médico. E dentro do mês de novembro, promover essas ações de prevenção e autocuidado é levar informações que precisam. Reforçar que esses homens façam a porta de entrada pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) e busquem o atendimento médico”, comentou o coordenador.

Também houve distribuição de livretos educativos sobre Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, Novembro Azul durante o ano inteiro, guia prático de cuidados para homens, licença paternidade, doenças sexualmente transmissíveis, homem que se cuida, entre outros.

A secretária de Saúde, Milena Viana, destacou a importância da campanha e dos diferentes setores inseridos no processo. “Saúde perpassa por vários setores. Saúde mental, prevenção com atividade física, dia a dia no ambiente de trabalho. Por isso convidamos para uma reflexão sobre os temas. Que esse momento seja um divisor de águas, de sair daqui pensando de outra maneira. Desta forma, pedir que os homens compareçam mais nas nossas atividades, compareçam nas unidades para cuidados com saúde para viver com qualidade de vida”, disse.

Também participaram os vereadores Aílson Barreto e Janderson Barreto; o secretário de Segurança Pública, Paulo Vitor Arquejada; a coordenadora da Saúde da Mulher, Bruna Souza e o coordenador da Vigilância em Saúde, Leonardo Barcelos.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.