Quissamã promove ações de combate ao Aedes aegypti na área central

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria municipal de Saúde, segue intensificando as ações para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta quarta-feira (22), a Vigilância em Saúde montou uma tenda na Praça Brigadeiro José Caetano e percorreram as ruas do Centro para orientar a população sobre prevenção, riscos da doença e focos do mosquito.

Segundo a Secretaria de Saúde, desde o início do ano foram confirmados 23 casos de dengue no município e 32 descartados. O coordenador da Vigilância em Saúde, Leonardo Barcelos, destaca a importância de dialogar com a população sobre as medidas de combate ao Aedes aegypti e de levar informações também às ruas.

“A população precisa sempre ser orientada sobre a importância das medidas de prevenção e sair às ruas facilita a informação porque a gente consegue ter acesso a um público que não temos quando fazemos uma atividade na escola ou na unidade de saúde. Conseguimos abordar o comércio, as pessoas que estão trabalhando durante todo dia”, pontuou.

Os profissionais distribuíram materiais educativos, passaram orientações e fixaram cartazes informativos em trechos de maior circulação. Entre as principais medidas estão o descarte correto de garrafas pet e de vidro, manter os ralos com telas e vedados, deixar a tampa do vaso sanitário sempre fechada ou vedada com plástico, manter a piscina sempre limpa, lavar o coletor de água atrás da geladeira, pelo menos, uma vez por semana.

A Vigilância em Saúde também ressalta a importância de manter caixas d’água, tonéis, galões, poços e barris devem, vedados, calhas limpas, pneus sem água e em lugares cobertos, bandejas de ar condicionado e geladeira limpas e sem água, pratos de vasos de planta com areia até a borda, bromélias e outras plantas sem acúmulo de água, baldes virados com a boca para baixo, piscinas e fontes sempre tratadas, lixo sempre em sacos plásticos bem vedados.