Quissamã: PROERD presente no retorno das aulas presenciais

Com o planejamento para o retorno das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação de Quissamã iniciou o diálogo com a Coordenação do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD. Nesta quarta-feira (15/09), a secretária Helena Lima recebeu o policial militar, Sargento Amaral, responsável pelo desenvolvimento do programa no município.
O PROERD é realizado por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No programa é reforçada a importância da amizade e boa convivência dos pais com os filhos.
Com previsão de início das aulas presenciais em 04 de outubro, as escolas municipais Maria de Lourdes (Sítio Quissamã), Tânia Regina (Caxias) e Miguel Ângelo (Caxias) serão as primeiras com a presença dos instrutores. O programa está presente em Quissamã desde 2009 e atende alunos do 5 º ano e educação infantil das unidades escolares, com o trabalho e abordagem de temáticas importantes como o não uso de drogas, responsabilidade, tomada de decisão e cidadania.
A Secretária de Educação, Helena Lima, relata que a parceria com a Polícia Militar RJ, por meio do PROERD, além de promover novas possibilidades de acesso a informações para os alunos, também gera o efeito multiplicador junto aos pais e responsáveis. “Os alunos levam as informações para casa, refletindo positivamente no ambiente familiar”, comentou Helena Lima.
O Sargento Amaral, já conhecido dos alunos quissamaenses, ressalta que a retomada do PROERD em Quissamã é importante para a aproximação da sociedade com a Polícia Militar. “Esse contato com os alunos é fundamental para que essas crianças e jovens reconheçam na PM uma parceira na promoção qualidade de vida e hábitos saudáveis”, pontuou Sargento Amaral.