Quissamã participou de mais um importante evento de fortalecimento do turismo sustentável, de 20 a 24 de setembro, no 2° Congresso Brasileiro de Trilhas, uma realização conjunta da Associação Rede Brasileira de Trilhas, da Prefeitura Municipal de Niterói e da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR).
A Rede Nacional de Trilhas visa trabalhar eixos como a conservação ambiental e a geração de emprego e renda, com o objetivo de gerar conectividade entre as trilhas a partir do turismo de base comunitária.
O município foi representado no evento com a participação de uma equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. O congresso também contou com as presenças do gestor do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba Marcelo Pessanha, sendo um dos palestrantes.
Durante o evento aconteceram apresentações de casos de sucesso, com ênfase nos pilares fundamentais para o desenvolvimento e estruturação das Trilhas de Longo Curso, abordando temas como governança, sinalização padronizada, manejo de trilhas, capacitação, empreendedorismo, voluntariado, ecoturismo e turismo de base comunitária.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, comentou a presença quissamaense.
“Em virtude do trabalho de fortalecimento do turismo no município, e de suas características e vocações naturais e rurais, Quissamã está inserido no contexto do turismo de natureza e ecoturismo, fortalecido pelo fato de contar com 65 % da extensão do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba dentro do município, além de outras possibilidades já mapeadas”, destacou o Mattoso.
Em 2021, técnicos da Rede Nacional de Trilhas estiveram em Quissamã para uma visita técnica e desde então o município tem participado de ações promovidas pela Rede.
A assessora especial de Turismo Danielle Feyo ressalta que a participação no evento é importante para capacitar a equipe e projetar a criação do sistema municipal de trilhas, alinhado com os sistemas estadual e nacional.
“A busca por atividades de contato com a natureza tem aumentado, sendo uma oportunidade de desacelerar e cuidar da saúde mental e física. Em Quissamã podemos trabalhar as atividades de diversas formas; caminhada, bicicleta, barco, carro tracionado e bugre. É importante organizar as atividades considerando uma gestão sustentável do território e valorizando o patrimônio natural, histórico e cultural, a geração de emprego e renda e a atuação na Rede” explicou Danielle.