Quissamã perto de ganhar unidade do Nupem/UFRJ

A Prefeitura de Quissamã e o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ) estão perto de concretizar uma parceria para a instalação de uma unidade no município. Nesta quarta-feira (15), a prefeita Fátima Pacheco e a equipe da Secretaria de municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente se reuniram, em Macaé, com o professor Chico Esteves e sua equipe para conversarem sobre as tratativas do acordo.

Ligado diretamente aos estudos ambientais, o professor Chico Esteves é reconhecido como mentor da idealização do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba -PARNA, que em 29 de abril de 2023 vai completar 25 anos de fundação, tendo 65 % da sua extensão dentro do município de Quissamã.

“Estamos debatendo essa parceria, que será muito valiosa para Quissamã, pois trará novas oportunidades para os jovens do município, apresentando a importância da preservação do Meio Ambiente. Também vamos receber a presença de profissionais qualificados da área e de estudantes de outros municípios. As possibilidades de construção do conhecimento para toda a população são imensuráveis”, disse a prefeita Fátima Pacheco.

De acordo com o documento formalizado pelo Nupem, a parceria com a Prefeitura de Quissamã proporciona estudos em diversas áreas, como mudanças climáticas, discussões sobre modelos de desenvolvimento e transição energética, entre outros. Por esta importância, 24 pesquisadores e técnicos se dispuseram a se envolver no projeto, que atuará, inicialmente, sob quatro eixos de trabalho: fauna e flora; meio ambiente e saúde; mapeamento de aspectos sociais e socioambientais; e monitoramento do Canal Campos-Macaé.

Para o assessor especial de Governo, Luiz Carlos Fonseca, a iniciativa também se configura em uma possibilidade de atuação do município junto a Universidade Federal do Rio de Janeiro, entidade a qual o Nupem está diretamente ligado.

“Além dos benefícios com o impulsionamento dos estudos das questões ambientais, principalmente com a atuação nas unidades municipais de preservação, também está no planejamento resultados que possam fazer com que Quissamã aumente o seu lugar de destaque no ranking de pontuação do ICMS Ecológico”, enfatizou.

Ainda no mês de março, um novo encontro de trabalho está previsto, com abrangência de outras secretarias da estrutura de Governo, sendo mais uma etapa para a efetivação da parceria Prefeitura de Quissamã/Nupem.