Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã passa a contar com Centro Especializado de Atendimento à Mulher

Quissamã passa a contar com Centro Especializado de Atendimento à Mulher

A Prefeitura de Quissamã inaugurou, nesta sexta-feira (5), o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). O espaço vai funcionar na Rua Visconde de Ururaí, 595, Centro, e atenderá vítimas de violência, oferecendo serviços como atendimento psicossocial, acompanhamento jurídico, aconselhamento em momentos de crise e capacitação profissional. Na oportunidade, houve ainda o lançamento da Patrulha Maria da Penha e a entrega de dois veículos novos.
A solenidade contou com a presença da prefeita Fátima Pacheco, do vice-prefeito Marcelo Batista, da deputada federal Soraya Santos; da superintendente estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Luciana Moreira; do presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha; do vice-presidente Calico Leite, e dos vereadores Leone Cordeiro, Cássio Reis, Luiz de Acil, Xande Moreno e Chiquinho Arué; secretários, subsecretários, coordenadores e servidores de diversas áreas.
Fátima destacou que a união de esforços viabilizou mais esse avanço para o município. “Contamos com o apoio da Câmara Municipal, dos servidores públicos, peças fundamentais em nossa gestão, e de parlamentares, como a deputada Soraya Santos, para que esse sonho se tornasse realidade. Vamos trabalhar em rede, articulando as políticas públicas, em parceria com a sociedade civil e todas as instituições que atuam na garantia dos direitos e desenvolvimento humano”, frisou.
O vice-prefeito Marcelo Batista disse que o Centro contribuirá para o fortalecimento da mulher e o resgate de sua autoestima e cidadania. “Em muitos locais essa proposta fica apenas no papel. Com muita determinação, estamos implantando mais esse equipamento em Quissamã e sendo referência regional”, completou.
Durante a solenidade de inauguração, foi lido um ofício enviado pelo vereador Álvaro Oliveira, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, parabenizando à prefeita Fátima Pacheco pela inauguração do Ceam, bem como a entrega dos veículos para a estruturação da Patrulha Maria da Penha. “Essas medidas vêm ao encontro das premissas de nosso mandato parlamentar, sempre cioso da responsabilidade de lutar pela garantia de direitos e mais conquistas para as mulheres, e servem de exemplo aos demais gestores da região quanto à boa aplicação das políticas públicas em favor das minorias”, cita um trecho.
A secretária municipal de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, explica que os profissionais do Centro Especializado são capacitados para dar todo o apoio às mulheres nos momentos de fragilidade. “Será um local para que elas tenham orientação e apoio para saírem do ciclo de violência. Teremos ainda um espaço de empoderamento feminino com oficinas e cursos que, no futuro, podem viabilizar a independência financeira”, detalhou, ao lado da subsecretária Rosane Barreto; e da coordenadora do Ceam, Isabel Brantes.
A deputada Soraya Santos, primeira-secretária da Câmara dos Deputados e autora da emenda para a compra dos novos carros, falou de sua emoção em participar da inauguração. “Esse é um momento muito especial. Parabenizo Fátima e Marcelo pela compreensão de que ninguém é nada sozinho. Eles são um belo exemplo de como a união pode trazer benefícios, valorizam o diálogo e as parcerias. Acompanho Quissamã desde sua emancipação e hoje observo as conquistas que vêm sendo alcançadas. Neste caso específico de ações voltadas às mulheres, o passo é enorme. O Brasil registrou, em 2018, a terrível marca de 13 feminicídios por dia. Aqui o problema está sendo encarado de frente, com coragem e responsabilidade”, elogiou.
Soraya quer trazer para o município o Projeto “Eu sei me defender”, criado ex-lutadora de MMA, campeã mundial e especialista em segurança feminina Erica Paes, que ensina técnicas de autodefesa às mulheres. “É mais uma iniciativa visando o empoderamento feminino”, completou.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.