A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou, de forma online, nesta segunda-feira (22), do lançamento do novo Programa Leitura e Escrita (ProLEEI 2025/2026), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e tem como objetivo fortalecer práticas pedagógicas na Educação Infantil.
O ProLEEI busca qualificar profissionais que atuam na pré-escola, com foco no desenvolvimento da linguagem oral, leitura e escrita, estruturando-se em três eixos: gestão e governança, formação de profissionais e reconhecimento de práticas pedagógicas inspiradoras. Representaram Quissamã no encontro virtual o secretário de Educação, José Henrique Abreu; a subsecretária de Educação, Emanuelle Pessanha; a coordenadora de Gestão Pedagógica, Verônica Carvalho; e a coordenadora adjunta de Gestão Pedagógica, Jéssica Bernardo.
“O programa representa um avanço fundamental para fortalecer a base da educação infantil, etapa em que as crianças estão em pleno desenvolvimento das suas habilidades cognitivas e sociais. É um compromisso que reforça a importância de preparar nossos educadores para oferecer experiências pedagógicas cada vez mais significativas”, destacou o secretário de Educação, José Henrique Abreu.
A subsecretária de Educação, Emanuelle Pessanha, também ressaltou o impacto da iniciativa. “O ProLEEI é uma oportunidade de alinharmos nossas práticas com as diretrizes nacionais, garantindo que a educação infantil de Quissamã continue avançando, com foco no brincar, nas interações e na construção da aprendizagem de forma lúdica e efetiva”, afirmou.
O programa ainda valoriza a articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, bem como o fortalecimento da colaboração entre União, estados, municípios, Distrito Federal e instituições federais de ensino superior (Ifes), promovendo experiências educativas alinhadas às necessidades dessa etapa da educação básica.
Também acompanharam o lançamento as coordenadoras de Educação Básica Isalda Tertuliano, Mirela Menezes, Cristiane Gomes, Gilcilene Lourenço, Simone Santos e a articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Adelaine Chagas.





