Quissamã participou, nesta quinta-feira (4), da solenidade de lançamento da 20ª edição do Dossiê Mulher 2025, realizada na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. O documento é produzido pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, e traz um alerta importante: cerca de 154 mil mulheres foram vítimas de violência registradas em delegacias do estado — o maior número dos últimos dez anos.
O município foi representado pela coordenadora de Políticas para Mulheres, Gabriela Vasconcelos, e pelo coordenador de Direitos Humanos e Cidadania, Jorge Luiz Rodrigues. O levantamento mostra que companheiros e ex-companheiros continuam sendo os principais agressores. Também aponta que cerca de 22 mil mulheres sofreram, ao mesmo tempo, violência psicológica e moral.
Em Quissamã, o enfrentamento à violência de gênero conta com uma rede integrada de proteção formada pela Sala Girassol, na 130ª Delegacia Legal; pelo Centro de Atendimento Especializado à Mulher (CEAM); pelo Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem (Neah); e pela Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal. A secretária interina de Direitos Humanos e Cidadania e primeira-dama, Valquíria Barcelos, destacou que o trabalho conjunto desses serviços amplia a segurança e o acolhimento das mulheres.
“O município tem avançado porque entende que nenhuma política de proteção funciona sozinha. Quando CEAM, Sala Girassol, Neah e Patrulha Maria da Penha atuam juntos, conseguimos oferecer respostas precisas. Isso mostra que Quissamã está no caminho certo, com toda a rede de proteção instalada e consolidada em ações de prevenção, acolhimento e enfrentamento às violências”, afirmou Valquíria.
A coordenadora de Políticas para Mulheres, Gabriela Vasconcelos, reforçou a importância do Dossiê como instrumento técnico para orientar políticas públicas.
“O Dossiê é uma ferramenta essencial. Ele mostra a realidade e reforça a importância das ações”, destacou.
A secretária estadual da Mulher, Heloísa Aguiar, lembrou a relevância histórica e social da publicação. “Esta é a 20ª edição do Dossiê Mulher. Desde a criação da Secretaria da Mulher, pelo governador Cláudio Castro, eu aprendo todos os dias, porque é um tema desafiador e complexo. O documento nos dá base para aprimorar políticas públicas e proteger mais mulheres”, disse.





