Quissamã participa do I Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação

Quissamã participou do I Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação, realizado durante o seminário “Caminhos e Desafios da Educação”, nesta terça-feira (5). Evento abordou tópicos relacionados à gestão de políticas educacionais, através de palestras sobre fundamentos da educação inclusiva. Quissamã foi representado pela Secretária de Educação, Helena Lima, além da presidente do Fundo Municipal de Educação, Amanda Fragoso.
Segundo a secretária, durante o encontro foi possível participar de discussões pertinentes ao universo da gestão das políticas educacionais. A presença de palestrantes qualificados também foi essencial.
“O Encontro contou com a presença de palestrantes renomados, que nos levaram estímulos, reflexões e orientações para que possamos seguir os caminhos de uma educação inclusiva e de qualidade. Encontros dessa dimensão nos permite ampliar nossas possibilidades de atuação, atualizar nossas práticas, além de compartilhar experiências, num processo simbiótico entre o ensinar e aprender”, destacou Lima.
Entre os temas e palestrantes do Seminário. “A Agenda 2030 e a Educação no Século 21. O que fazer?”, ministrada pela Professora, Acadêmica, Administradora e Economista, Cláudia Costin. A Professora Débora Garofa, vencedora do Nobel da educação, sendo considerada uma das 10 melhores professoras do mundo falou sobre “Caminhos para recuperação da aprendizagem”. O tema “Educação Pública de qualidade e equidade em Sobral-CE. A experiência da melhor rede pública de ensino do Brasil”, foi promovida pelo Professor e Doutor, Herbeth Lima. “Novos contextos de aprendizagem e dignidade pedagógica”, foi ministrado pelo Pedagogo e Psicanalista, Geraldo Peçanha de Almeida. O Educador, Escritor e Químico, Mozart Neves Ramos, falou sobre “As novas competências dos Gestores Escolares”. “Liderança: Uma questão de Educação” foi ministrado pelo Tradutor e Escritor, Gabriel Perissé.
A educação em Quissamã também faz parte do programa Primeira Infância. Projeto da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Petrobras, que proporciona uma mentoria mensal para Secretários Municipais de Educação, com a Professora Cláudia Costin.