Quissamã participa do Fórum Intermunicipal de Envelhecimento Saudável

A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, participou esta semana em Campos dos Goytacazes, do Fórum Intermunicipal de Envelhecimento Saudável. O evento, que aconteceu no auditório da sede da prefeitura campista, foi o primeiro ato realizado pelo consórcio regional de gestão compartilhada. Quem também participou foi a deputada federal e vice-presidente da comissão parlamentar de Envelhecimento Saudável, Cristiane Brasil.
“É importante essa proposta que Campos trouxe, de formar um cinturão de proteção à pessoa idosa em todo o Norte Fluminense, com ações paralelas e específicas, somadas para atender à demanda do envelhecimento. Aqui em Quissamã temos uma rede de proteção ao idoso que envolve transferência de renda e somos o único município a fazer isso”, esclareceu a secretária.
Segundo Tânia, como outras cidades não oferecem o programa, é de interesse de todos vir ao município conhecer como essa experiência acontece. “E, para Quissamã, uma das novidades que podem ser inseridas em nossa rede de proteção são feiras onde os mesmos atuam, vendendo seu artesanato ou produtos de suas hortas. São experiências de troca, quando um município conhece a realidade do outro e, assim, se fortalecem enquanto governos que querem uma qualidade de vida para a população idosa”, completou.
Sediando o evento, o governo de Campos se propõe, junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU), a obter o selo de ‘Cidade Amiga do Idoso’, título somente conquistado por Porto Alegre, em todo o país. E, segundo Tânia, Quissamã tem a oportunidade de, futuramente, também pleitear isso.
“Quando verificamos o protocolo de intenções que o município tem de atender, observamos que lá na frente poderemos conquistar isso também, porque existe a viabilidade técnica e estrutural. Somos um município de pequeno porte, mas temos praças arborizadas, uma população idosa quase que toda integrada ao Serviço de Convivência do Idoso, preocupação com a qualidade de vida e por isso é feita a transferência de renda. Temos ainda cobertura de Unidade de Saúde de Família integral”, esclareceu Tânia.
Os participantes criaram uma agenda positiva para que todos possam apresentar o que fazem em seus municípios e, por conta disso, todos estarão em Quissamã no próximo dia 26, quando terão acesso ao nosso Serviço de Convivência da Pessoa Idosa. E ainda participarão do Chá Dançante, dentro da programação do Mês do idoso. Participaram da reunião os representantes de São João da Barra, São Francisco, Carapebus, Cardoso Moreira, São Fidélis, Campos e Itaperuna.