Quissamã participa do Encontro Estadual dos Coordenadores Municipais de Saúde do Homem

O Programa de Saúde do Homem, da Secretaria de Saúde de Quissamã, inicia em janeiro, o projeto-piloto de atendimento em horário alternativo, para a realização de pré-natal do parceiro. A iniciativa visa oferecer uma opção diferenciada para atendimento aos casais que estiverem em processo de gestação, com o objetivo de ampliar os vínculos familiares. Antônio Carlos Silva, coordenador do programa, apresentou o projeto no último dia 30, durante o Encontro Estadual dos Coordenadores Municipais de Saúde do Homem, que aconteceu no formato virtual.
Antônio falou sobre a importância do projeto e afirmou que o atendimento realizado na parte noturna, terá como objetivo principal, permitir que os pais que trabalham disponham de um horário fora daquele em que precisam cumprir suas atividades profissionais, para que possam participar.
– Apresentei o pré-natal do parceiro, pois temos uma rede básica de saúde bem fortalecida, com 100% de cobertura ao pré-natal do companheiro, fortalecendo o vínculo com a genitora e o filho.
Antônio ressaltou os benefícios do envolvimento dos homens, desde o planejamento reprodutivo, passando por todas as fases da gestação, parto e cuidados com o desenvolvimento do filho. Enquanto uma enfermeira atender à gestante, o próprio Antônio ficará responsável pela consulta do parceiro, uma vez por mês na Unidade de Saúde da Família – USF de Caxias.