Quissamã participa do Encontro de Gestores de Cultura no Rio

A Prefeitura de Quissamã teve representante no Encontro de Gestores de Cultura, no Centro Cultural João Nogueira – Imperator, no Méier, no Rio. Nesta sexta-feira (18), a secretária municipal de Cultura e Lazer, Kitiely Freitas, participou do evento, que foi organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) e contou com gestores municipais de todo o estado. O objetivo foi apresentar as políticas públicas voltadas para o setor que estão sendo implementadas pelo órgão e para a prestação de contas dos investimentos que estão sendo feitos pela secretaria.
“Esses encontros são importantes para alinhar ações dos municípios com a Secretaria de Estado de Cultura na busca por parcerias para o desenvolvimento de projetos. A Sececrj apresentou o formato atual de trabalho, com a descentralização das ações através de editais, que valorizam todo o estado. Entre os editais já realizados pelo Estado, temos o Bloco nas Redes RJ, que contemplou a Associação Carnavalesca de Bois Malhadinhos de Quissamã (Ascbom), com o projeto FestBoi- Festival de Bois Malhadinhos de Quissamã”, disse Kitiely Freitas.
No encontro, os secretários de cultura de quase todos os municípios fluminenses puderam conhecer melhor como funciona o sistema estadual de fomento e a aplicação de recursos oriundos do Fundo Estadual de Cultura (FEC), habilitado pela atual gestão. A Sececrj pretende patrocinar este ano projetos culturais, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que somam mais de R$ 90 milhões. Além disso, nove editais, dos quais dois já lançados, vão destinar cerca de R$ 30 milhões para a atividade em 2021.
“A democratização dos recursos da Cultura só é possível com a participação dos municípios e nós estamos fazendo todo esse esforço de dialogar com todos eles, ampliar a participação das cidades nos projetos, usando editais mais democráticos”, afirmou a secretária Danielle Barros.