A Prefeitura de Quissamã, por meio da Coordenadoria de Políticas para Igualdade Racial marcou presença, nesta sexta-feira (9), na primeira reunião para alinhamento da implantação das turmas de formação em Turismo Étnico. O curso, uma iniciativa conjunta do Ministério da Igualdade Racial e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, visa capacitar jovens de comunidades quilombolas e ciganas em todo o Brasil.
O projeto abrangerá cinco localidades em diferentes estados brasileiros, incluindo Quissamã, no Rio de Janeiro. Neles, serão identificadas comunidades quilombolas ou ciganas para participar do programa, que tem como objetivo incentivar o turismo étnico e formar um total de 250 jovens como agentes de promoção da igualdade racial.
A coordenadora de Políticas para Igualdade Racial de Quissamã, Jovana de Azevedo, destaca a importância da participação da cidade nesse projeto.
“Essa iniciativa representa uma oportunidade única para os jovens quilombolas de nossa comunidade, capacitando e fortalecendo a promoção da igualdade racial em nosso município, disse Jovana.
Quissamã disponibilizará 50 vagas para jovens quilombolas entre 18 e 25 anos, oferecendo uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.