Quissamã participa de oficina sobre conservação de documentos

Criar condições de longevidade, integridade e uso de documentos e objetos para que sejam acessíveis, inclusive, para futuras gerações. Esse foi o objetivo da oficina “Conservação Preventiva de Documentos”, realizada semana passada em São Fidélis, que contou com a participação da diretora do Museu Casa Quissamã, Valdirene Pereira.
As atividades práticas, promovidas pela Superintendência de Museus (SMU) da Secretaria de Estado de Cultura, foram realizadas no Colégio Particular de União e Construção. Entre as questões abordadas, destaque para o controle de iluminação, umidade e temperatura, mobiliário e acondicionamento apropriado.
“Foram dois dias de muito aprendizado, com muitas informações sobre a conservação do acervo. Os museus exercem um papel importante na preservação da memória, criando vínculos com o passado, valorizando o presente e abrindo possibilidades para o futuro. Buscar qualificação é sempre importante e a coordenadoria de Cultura e Lazer tem dado essa oportunidade de aprendizagem”, destacou Valdirene.
A Superintendência de Museus foi criada, em abril de 2008, com a missão de estabelecer e promover em museus e instituições do estado políticas públicas voltadas para a preservação do patrimônio e da memória. Dessa forma, valoriza a diversidade cultural e orienta, em caráter técnico, ações de gestão, comunicação, pesquisa e educação.