Quissamã participa de Fórum de Educação Integral

Representantes das Escolas Municipais Ignácio Hugo de Souza (Penha) e Felizarda Maria Conceição de Azevedo (Machadinha) participaram esta semana do XXVIII Fórum de Educação Integral, promovido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). A atividade, com o tema “As Parcerias (Público-Privadas) no Contexto da Educação (Em Tempo) Integral, aconteceu no auditório Paulo Freire, na Urca, zona sul do Rio, e discutiu as políticas públicas do setor.
O diretor-geral da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, Allan Alves, destacou a relevância da atividade. “O Fórum fortaleceu a importância da educação integral e em tempo integral. Ampliar o tempo e as oportunidades reais de aprendizagem, com um currículo diversificado, buscando parcerias, como o município de Quissamã já faz (no nosso caso, tendo as coordenadorias de Esporte e Cultura, como parcerias) tornaram o momento mais significativo. Além disso, o encontro nos proporcionou o contato com outras experiências de educação integral, o que é muito válido”, disse.
Mara Massena, diretora da Escola Ignácio Hugo, frisou que o evento trouxe experiências a serem aplicadas na escola de horário integral. “Foi abordada a diferença entre escola de educação integral e escola em tempo integral, com ênfase na ampliação do currículo, através do desenvolvimento de competências socioemocionais, quebrando a ideia de escola como único lugar de aprendizagem. Outro destaque foi o incentivo a parcerias com outras instituições e abordagem sobre a importância da formação do professor que vai trabalhar com esse público e aplicação da metodologia adequada”, completou a diretora, informando que também foi enfatizado o desenvolvimento de projetos voltados para a prática da escola de educação integral.
A programação contou com relatos de experiências de instituições que tem como característica principal a educação integral; como o Programa Municipal de Educação Integral em Tempo Integral (Prometi – SME/Maricá; Programa Escola Bilíngue – SME/RJ; Colégio Estadual Chico Anysio – Seeduc/RJ; As parcerias (publico–privadas) no contexto da educação (em tempo) integral; Educação Pública: qualidade e reconhecimento; Os desafios para a implantação da educação integral no Ensino Médio e discussão sobre a realidade e os desafios que a Educação vem enfrentando nos tempos atuais. Ao término do evento, foram fornecidos certificados de participação aos presentes.