Quissamã participa da primeira ExpoRio Turismo

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, participa da primeira edição da ExpoRio Turismo, que acontece até domingo (27). O evento pretende estimular o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia. Os 92 municípios do Rio de Janeiro vão compartilhar suas culturas, gastronomia, histórias e atrativos turísticos.
Promovida pela Secretaria de Estado de Turismo – SETUR e pela Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – TurisRio, com apoio da Fecomércio-RJ, a ExpoRio Turismo vai reunir também, operadores, agentes de viagens e representantes do trade turístico Entre as áreas voltadas para profissionais do setor haverão encontros comerciais. Para o público em geral, além das atrações sobre as 12 regiões turísticas do Estado, um espaço será voltado para as crianças.
“A ExpoRio marca a retomada das atividades do setor. Esta é uma oportunidade de mostrarmos nossas belezas naturais, roteiros turísticos, cultura local e patrimônio histórico, no âmbito regional, estadual e nacional. Todos do trade turístico estão convidados para conhecer o que Quissamã tem de melhor para nossos visitantes”, afirmou Arnaldo de Queirós Mattoso, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
No sábado (26), as 17h, o grupo de fado irá se apresentar no palco Tom Jobim. Quissamã fará parte do estande da Costa do Sol, junto com mais 11 cidades da região. O artesanato produzido pela Associação Arte Nossa, estará exposto para venda e as cachaças que compõe o CTE – Centro de Tecnologia de Engenhos, como Machadinha, Meladinho e Chico Tobias, estarão a disposição para degustação.
Os visitantes também poderão participar da oficina de “taboa”, para que as pessoas possam aprender a técnica, além de conhecer o processo inteiro que envolve desde a colheita até a confecção. O trançado é uma tradição antiga que deixou como herança a agilidade com as mãos, além do manejo da “taboa”. Para que seja possível a manipulação, as artesãs batem a planta recolhida com pedaços de madeira, até que amoleça e os poucos vão trançando as fibras de “taboa”.
O evento acontece no salão de exposição, com experiências sensoriais. Shows devem atrair os frequentadores, com as apresentações divididas em dois palcos: “Elza Soares” para os shows e “Tom Jobim” para as atrações culturais dos municípios. Entre os artistas estão Alex Cohen, Diogo Nogueira, Toni Garrido e Barão Vermelho.
SERVIÇO:

Expo Rio Turismo
Dias: 24, 25, 26 e 27 de março.
Horário: quinta (24) e sexta-feira (25), das 16h às 22h;
Sábado (26) e domingo (27), das 14h às 22h.
Local: Jockey Clube Brasileiro
Endereço: Praça Santos Dumont, 31 – Gávea, Rio de Janeiro
Entrada gratuita, mediante a inscrição pelo link https://exporioturismo.com.br/