Quissamã participa da eleição do Conselho de Secretarias de Saúde

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) elegeu nesta quinta-feira sua diretoria para o biênio 2017/2018. Titular da pasta em Quissamã, Linaldo Lyra participou do encontro, realizado no Rio. O Cosems tem a missão de contribuir para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de saúde e apoiar tecnicamente as secretarias municipais na condução das mesmas, promovendo de maneira proativa a articulação e a pactuação técnica e política em torno dos interesses municipais, com vistas à defesa dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Liderada pela secretária municipal de saúde de Piraí, Maria da Conceição de Souza Rocha, reeleita como presidente, a diretoria conta com representantes de todas as regiões de saúde do Estado. “O Conselho é um espaço democrático de mediação, de união de forças. Os municípios, de uma forma geral, enfrentam o desafio de fazer mais com menos recursos. A troca de experiências é importante nesse momento”, avaliou o secretário de Quissamã.
Em janeiro, Linaldo e a prefeita Fátima Pacheco participaram do “Integra Saúde RJ”, evento promovido pelo Cosems RJ, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), no Palácio Guanabara. O objetivo foi iniciar o diálogo entre representantes do Estado e secretários municipais de saúde que tomaram posse após as últimas eleições, pleito que gerou um quadro de renovação em mais de 80% das prefeituras.