Quissamã participa da 17ª edição da “Mostra Brasil, aqui tem SUS” no Congresso do Conasems, em Campo Grande

A Secretaria de Saúde de Quissamã marcou presença no Congresso do Conasems, em Campo Grande (MS), que acontece até sexta-feira (15). Na tarde desta terça-feira (12), a Coordenadoria de Planejamento e Gestão em Saúde apresentou na 17ª edição da Mostra “Brasil, aqui tem SUS” realizada na Faculdade Uniderp, o trabalho com o tema “Planejamento Local Articulado a Agenda 2030 – A experiência no território de Quissamã – RJ”.
A mostra nacional contou com a apresentação de 343 experiências exitosas, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo e proporcionar um espaço de troca de experiência entre os profissionais. Quissamã foi um dos seis municípios que representou o Rio de Janeiro e foi o quinto a se apresentar, após estados como Pernambuco e Paraná, além de anteceder Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Delba Machado, coordenadora de Planejamento e Gestão em Saúde, falou sobre a importância de explanar sobre a experiência em Quissamã.
“A gestão municipal assumiu a responsabilidade de construir os planos de gestão (plano plurianual e plano de saúde) de médio prazo, que dessem conta no âmbito local, dos objetivos do desenvolvimento sustentável, dialogando com todas as secretarias de governo e sociedade. Mas, precisamos somar forças com outras esferas governamentais, da sociedade civil organizada, do setor privado e do cidadão, para que possamos ter um desenvolvimento nas dimensões social, ambiental e econômica, “sem deixar ninguém para trás”, lema da Agenda Global 2030 assinada por inúmeros países, entre eles o Brasil.
A programação contou com grandes mesas sobre temas valiosos para a gestão municipal do SUS, como o Fortalecimento da Atenção Básica, o SUS e a pandemia da Covid-19, Financiamento e Gestão, além de atividades paralelas sobre Regionalização, Assistência Farmacêutica, Saúde Mental, Judicialização e Emendas Parlamentares.
Para Sabrine Pereira, subsecretária de Saúde, a possibilidade de apresentar Quissamã para o Brasil, é única e dar visibilidade ao que há de melhor no Sistema Único de Saúde do município, é uma conquista para a população quissamaense porque promove a justiça social, com atendimento da melhor qualidade a todos os indivíduos.
Vale ressaltar que Daiana da Conceição Chagas, coordenadora de enfermagem do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, também participou do Congresso, que se consolidou nos últimos anos como um dos maiores eventos de saúde pública do Brasil. Em sua XXXVI edição, o encontro conta com ampla programação, reunião de gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todo país.