A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), participou da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro, realizada de 8 a 10 de outubro, consolidando o compromisso do município com o fortalecimento das políticas públicas e o controle social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Representando Quissamã, estiveram presentes Tatyara dos Santos Paula (presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS), Maria Laine (representante dos trabalhadores do SUAS), Luana Francisco da Silva (representante dos usuários do SUAS) e Rafaela Mansine (representante da entidade Unegro), incluindo todas as esferas de representação.
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento estadual reuniu representantes de diversos municípios fluminenses, autoridades e especialistas, em um espaço democrático de debate e formulação de propostas. A etapa teve como objetivo discutir avanços, desafios e estratégias para o aprimoramento das ações voltadas à proteção social e ao fortalecimento da rede de atendimento à população em situação de vulnerabilidade.
A secretária municipal de Assistência Social, Valquíria Batista, destacou a importância da representação de Quissamã em espaços deliberativos como este. “Estar presente na conferência estadual reforça o compromisso de Quissamã com o fortalecimento das políticas públicas de assistência social. É um reconhecimento do trabalho técnico e participativo desenvolvido no município, em parceria com o Conselho e com toda a rede socioassistencial”, disse.
Criado em 2005, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) organiza, em todo o território nacional, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais voltados à proteção social de famílias e indivíduos. O sistema promove a articulação entre União, estados e municípios, garantindo a oferta pública e gratuita de atendimento, pautada em princípios como a universalização de direitos, a equidade e o controle social.





