Quissamã participa da 13ª Conferência Estadual da Assistência Social

O município de Quissamã está representado na 13ª Conferência Estadual da Assistência Social. O evento começou na terça (19) e segue até esta quinta-feira (21), sendo transmitido online, na plataforma do Zoom e pelo YouTube. Os delegados eleitos na Conferência Municipal, realizada em agosto, juntamente com os representantes dos demais municípios fluminenses acompanham os debates propostos pelo CEAS – Conselho Estadual de Assistência Social.
Este ano, o evento tem como tema “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Em virtude da pandemia da Covid-19, a Conferência não aconteceu no ano passado.
Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Quissamã e delegado titular representante da Sociedade Civil Organizada, Vânia Cristina Lista Pinto, considera as conferências “importantes para reflexão sobre as políticas de Assistência Social e para apresentar novas ideias que vão nortear as políticas públicas da área nos próximos anos”.
Além das propostas elaboradas durante a Conferência Municipal, Quissamã apresentou na Estadual nota de repúdio à PEC 241 que prevê o congelamento de verbas para a Saúde, Educação e Assistência Social até 2036. “Com o congelamento dos gastos em saúde, educação e assistência social, a população mais pobre que depende do sistema público ficará sem atendimento adequado, pois com o sucateamento da saúde, educação e assistência social, o povo perde direitos já garantidos e estabelecidos pela Constituição de 1998 e pela Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS”, diz trecho da nota assinada pelos delegados de Quissamã.
De Quissamã, também acompanham a Conferência Estadual os delegados municipais: Irinice Cunha da Fonseca, tendo como suplente Lígia Nogueira da Silva e Wilton Luiz(Sociedade Civil Organizada) e Tatyara dos Santos Paula e Grimas Pinto de Matos, tendo como suplentes Flávia Lúcia Eduardo, Maria Madalena Moreira representantes do poder público.