Quissamã: Parceria da Saúde com a Educação leva equipe de saúde bucal para as salas de aula

A Prefeitura de Quissamã, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), da Estratégica de Saúde da Família (ESF) e da Coordenação de Odontologia, em parceria com as escolas municipais, retomaram com as atividades educativas sobre a saúde bucal para alunos do 2º e 3° ano.
Na última terça-feira (05), a Escola Municipal Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro recebeu tanto no período na manhã, quanto da tarde, a equipe da odontologia, composta pela dentista Jocivania Garcez, da Unidade de Saúde da Família – USF de Barra do Furado.
Nesta sexta-feira (8), foi a vez da Escola Municipal Professora Tânia Regina de Paula. O bate papo com os alunos de sete a nove anos abordou temas como a maneira correta de escovar os dentes, o uso do fio dental, limpeza da língua. “Vocês não podem brincar com a saúde bucal. Sempre após o café da manhã, almoço, lanche e jantar, não esqueçam de escovar os dentes. Não é preciso colocar muita pasta nas cerdas, basta um pouquinho”, complementou a dentista.
Gustavo Lima, de oito anos, era um dos mais empolgados e curiosos. Sempre com as mãos levantadas para fazer perguntas, questionou a dentista o motivo dos “bichinhos” comerem os dentes. Jocivania explicou que as vezes fica resto de comida e por eles gostarem mais de dente do que de bolo, balas, refrigerante, ele escolhe o dentinho ao invés dos “restinhos”, que são apenas os atrativos.
“Estamos fazendo essas ações para desenvolver o trabalho de orientação e higiene nas escolas. É um trabalho de conscientização e prevenção de doenças orais e poder levar a saúde até as crianças, é o nosso objetivo. A criançada acaba também ensinando aos pais e cobrando mais deles”, afirmou o coordenador da Saúde Bucal, Mateus Lima.
SERVIÇO:
Calendário de atendimento de odontologia nas escolas.
12/04 – Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição (manhã)
13/04 – Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner (manhã)
18/04 – Escola Municipal Prof. Miguel Ângelo da Silva Santos (manhã)
19/04 – Escola Municipal Prof.ª Nelita Barcellos dos Santos (manhã)
19/04 – Escola Municipal Ignácio Hugo (tarde)
29/04 – Escola Municipal Carlos Roberto Cruz Filippino (manhã).