• Sem categoria

Quissamã: Palestra orienta sobre proteção e direitos da pessoa idosa

Assistidos que fazem parte do Programa de Assistência do Idoso – PAI, da Prefeitura Municipal de Quissamã, vinculado à Secretaria de Assistência Social (Semas), tiveram nesta terça-feira (26), uma palestra com profissionais do “Teatro do Oprimido”, do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).
Foram apresentadas questões de violação de direitos, da violência doméstica, negligência, abandono, além de cuidados com os idosos, sempre de forma lúdica.
“Costumo dizer para não passarem números de documento por telefone, sempre compartilhar informações da vida com pessoas de confiança, que tenham uma pessoa de referência para sempre se comunicar e que criem estratégias para viver melhor. A gente sempre faz um trabalho preventivo de orientar as pessoas sobre as modalidades de violência”, destacou a coordenadora do Creas, Flávia Lúcia da Silva.
A atividade marca a frequente campanha da Prefeitura de Quissamã no combate à violência contra a pessoa idosa, mostrando uma realidade em que a pessoa idosa também necessita de ações que visam a qualidade de vida.
“Agradecer a vocês por terem vindo. É um período de recesso das atividades, mas chamamos e vocês aqui estão. Precisamos destacar a importância de estarem atentos à violência, golpes e atentos com pessoas que se aproximam com segundas intenções. Toda semana sabemos desse tipo de situação. O teatro do oprimido vem para esclarecer diversos assuntos, fazem o público refletir de acordo com os temas escolhidos”, comentou a Secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães.
Formas de violência – Física; Psicológica; Sexual; Financeira ou Patrimonial; Negligência; Abandono; Autonegligência; Medicamentosa; Emocional e Social; Maus-tratos. Denúncias podem ser feitas na Delegacia de Polícia, Ministério Público, Disque 100, além do Conselho Municipal de Idoso.
Entre os principais direitos presentes no Estatuto do Idoso, estão: direito à saúde; vacinas; transporte gratuito; prioridade de atendimento e estacionamento, desconto de meia entrada, acesso ao trabalho, habitação, além do Benefício de Prestação Continuada (BPC).