Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

  • Home
  • Sem categoria
  • Quissamã orienta usuários para o Novo CadÚnico do Governo Federal

Quissamã orienta usuários para o Novo CadÚnico do Governo Federal

No dia 17 de março, o Governo Federal lançará um novo Cadastro Único (CadÚnico). A coordenadora do CadÚnico de Quissamã, Adília Carla, explica que a versão atual do sistema estará disponível até o dia 27 de fevereiro e que, a partir do dia 28, ficará indisponível, servindo apenas para pesquisas e consultas aos dados dos usuários.

“A mudança ocorre em um período que coincide com o Carnaval, já que os atendimentos estarão suspensos entre os dias 6 e 7 de março. Do dia 10 ao dia 14, a equipe estará em capacitação para operar o novo sistema, essencial para que os entrevistadores e a coordenação possam atuar de forma eficaz no novo modelo”, explicou a coordenadora.

Atualmente, Quissamã conta com 5.915 famílias cadastradas no CadÚnico, das quais 2.695 recebem o Bolsa Família. O novo sistema promete uma integração mais eficiente de dados, permitindo que informações de diversos bancos do Governo Federal, como o Cadastro Nacional de Identificação Social (CNIS), Receita Federal, Registro Civil e INSS, sejam automaticamente incorporadas ao Cadastro Único.

Uma das principais mudanças é que, com o novo sistema, será obrigatório que o responsável pela composição familiar apresente o CPF para atualizar o Cadastro Único ou realizar um novo cadastro. Anteriormente, era possível utilizar o CPF ou o título de eleitor.

“Essa alteração visa facilitar o processo e garantir que as informações sejam mais precisas”, frisou.

Ainda segundo Adília Carla, durante o período de transição para o novo sistema, não haverá bloqueios ou suspensões de cadastros, mesmo que alguns estejam vencidos. A equipe estará focada na capacitação e na correta atualização dos dados dos usuários, garantindo às famílias o suporte necessário.

“Os usuários que têm dúvidas sobre a situação de seus cadastros podem ficar tranquilos, pois não haverá penalizações durante essa fase de adaptação. A prioridade é assegurar que todos tenham acesso aos serviços e benefícios oferecidos pelo CadÚnico, especialmente aqueles que mais precisam”, completou a coordenadora do CadÚnico em Quissamã.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.