Quissamã oferece merenda de qualidade aos 4,5 mil alunos da rede municipal

Tão importante quanto a aprendizagem do aluno é a merenda oferecida na escola que garante o desenvolvimento nutricional necessário aos estudantes. Na rede municipal de Quissamã, desde o primeiro dia das aulas presenciais a merenda é oferecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e os 4,5 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação Jovens e Adultos) fazem as refeições dentro da escola.
“Agradeço as merendeiras de toda a nossa rede municipal que no dia a dia preparam com toda dedicação o alimento das nossas crianças, adolescentes e também da EJA sempre orientados por uma equipe de Nutrição. Em Quissamã, temos muito orgulho de dizer que nossas crianças não comem biscoito e refresco, elas comem comida de qualidade, bem temperada, com valor nutricional que dá sustentabilidade para que cresçam com saúde”, destaca a prefeita Fátima Pacheco.
A secretária de Educação, Helena Lima, destaca que as ações de gestão da merenda escolar em Quissamã estão adequadas ao PNAE (Plano Nacional de Alimentação Escolar) tanto na educação alimentar e nutricional dos estudantes como aos protocolos de biossegurança de enfrentamento à pandemia da Covid-19. s merendeiras do município participam de constantes capacitações para o manuseio e preparo correto dos alimentos.
“A merenda de qualidade garante o desenvolvimento nutricional dos nossos alunos, para que continuem avançando no aprendizado. A merenda oferecida nas escolas e creches da nossa rede segue as recomendações do PNAE, inclusive adquirindo produtos da Agricultura Familiar. Merenda de qualidade e valorizando o produtor local”, frisa Helena Lima.
A secretaria municipal de Educação conta com um departamento de Nutrição que acompanha rigorosamente a seleção dos produtos e elabora cardápio balanceado, tanto nas questões nutricionais quanto a quantidade por faixa etária. A nutricionista Mariana Oliveira Monteiro ressalta a importância esse trabalho nas unidades escolares.
“É muito gratificante, como profissional, poder trabalhar num lugar que consigo fazer um cardápio e ver ele ser executado com qualidade e atendendo todas as necessidades nutricionais das crianças. Buscamos fazer um cardápio diferenciado por faixa etária. O da creche é diferente do Ensino Fundamental, da EJA. Contamos com as merendeiras, com uma equipe de primeira que realmente consegue colocar esse cardápio em prática com muito amor”, disse a nutricionista.
Nesta fase de adaptação, com período parcial, são duas refeições diárias. Na Educação Infantil, de um a três anos – Berçário II e Maternal – e Ensino Fundamental, os alunos fazem o desjejum às 7h30 e o almoço é servido às 10h30. No turno da tarde, o almoço é ao 12h30 e o lanche 15h. A refeição dos estudantes da EJA é às 20h45.
No cardápio da semana do desjejum: suco de fruta, vitamina, pão com manteiga, ovos mexidos, biscoito, leite com chocolate, batata doce cozida, banana. Já no almoço, legumes, arroz, carne vermelha, feijão, frango. De sobremesa, fruta: uva, melancia, pera, banana e maçã.
Durante a pandemia, no sistema remoto, a Prefeitura de Quissamã concedeu benefício de R $70 mensais, por aluno; além do Kit Merenda Escolar; Kit Agricultura Familiar e no período híbrido foram servidas quentinhas cerca de 22 mil unidades.