Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Assistência Social
  • Quissamã: Mulheres atendidas pela Prefeitura recebem certificado de qualificação profissional

Quissamã: Mulheres atendidas pela Prefeitura recebem certificado de qualificação profissional

Dentro da programação do Mês da Mulher, a Prefeitura de Quissamã promoveu a entrega dos certificados para mulheres quissamaenses atendidas pela Secretaria de Assistência Social que concluíram os cursos de qualificação profissional em atendimento ao cliente, vendas, recepcionista de serviços de saúde, atendente de farmácia e empreendedorismo.

A entrega foi feita nesta quarta-feira (6), durante evento da Semana de Cultura e Integração, no Instituto Federal Fluminense (IFF). A cerimônia de entrega contou ainda com palestra sobre violência contra a mulher e panorama da rede de acolhimento no município, apresentados pela Coordenadora de Políticas para as Mulheres, Nágila Oliveira.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, a iniciativa em ofertar cursos de qualificação profissional contribui para inserção das assistidas no mercado de trabalho. 25 mulheres concluíram os cursos, com duração de 1 ano.

“Ofertar esses cursos significa um fortalecimento de toda uma classe, para que essas mulheres ampliem as possibilidades, busquem novos caminhos, novos horizontes, e principalmente que busquem a sua inserção no mercado de trabalho e independência”, comentou.

Nágila destaca que a oferta dos cursos também garante o empoderamento feminino. “O empoderamento é a partir dessa ampliação de possibilidades de inserção e reinserção no mercado de trabalho e busca de autonomia financeira, em especial nos casos em que as assistidas estavam inseridas no acompanhamento do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). O curso demarcou também, para grande parte das mulheres, o retorno aos estudos e o primeiro contato com o uso de computadores”, disse.

Vinculado à Secretaria de Assistência Social, o Ceam é um espaço destinado ao acolhimento, acompanhamento psicológico e social, capacitação profissional e orientação jurídica às mulheres em situação de violência. Inaugurado em abril de 2019, o Ceam faz parte da rede de atendimento socioassistencial do município de Quissamã, voltado para o atendimento especial da mulher, e, atualmente, atende 500 mulheres em situação de violência.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.